segunda-feira, 17 de abril de 2017
A história de Jesus Cristo inspirou os adolescentes da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) para refletirem sobre o significado da semana santa e, envolvidos nesse sentimento, a encenação da Via Sacra de Jesus marcou a comemoração da Páscoa nos Centro Socioeducativo de Internação Masculina de São Luís (CSIMSL) e Centro de Juventude Canaã, celebrada com familiares e toda a comunidade socioeducativa, num gesto de amor e fraternidade.

Desde a segunda-feira (10) até o domingo (16), as unidades realizaram uma programação intensa de atividades com oficinas de biscoito e de ovos de páscoa, decoração dos espaços com cartazes, grafites e confecção de lembranças que foram distribuídas pelos socioeducandos aos familiares e equipe técnica.

Em paralelo, rodas de conversas e exibição de filmes sobre a via sacra também fizeram parte da programação com o objetivo de mostrar aos adolescentes a importância da Páscoa.Na preparação das peças teatrais a dedicação foi total. Com a orientação das equipes socioeducativas, os adolescentes decoraram os textos e ensaiaram as cenas, construíram as cenários e produziram os figurinos. “Nós queríamos agradecer por toda a paciência e incentivo, mesmo quando o cansaço estava grande, as equipes não nos deixaram desistir da atividade. E dedicamos as apresentações aos nossos familiares, principalmente os do interior, que fizeram um esforço para estar aqui nesse momento”, agradeceu emocionado um dos adolescentes ao final da apresentação.

Outro socioeducando, da unidade da Aurora, disse que gostou muito da experiência de atuar e que ter a família por perto foi o melhor presente. Para os familiares, o momento também foi especial. “Eu me emocionei de ver eles contando a história de Jesus, que é um exemplo para todos nós. Que essa consciência da semana santa permaneça com eles. Foi tudo lindo”, parabenizou Maria Silva, mãe de um dos adolescentes. “A Páscoa é sinal de partilha, fraternidade, libertação, renovação e proporcionar essa reflexão aos adolescentes e compartilhar isso com as famílias é muito singular, pontuando aspectos fundamentais na relação entre eles, do ato de pedir perdão e de querer começar uma vida nova”, destacou a coordenadora técnica do unidade Canaã, Luciane Cunha.

A atividade também despertou talentos de acordo com a pedagoda do (CSIMSL), Thaís Guterres. “Durante a semana os adolescentes aprenderam um pouco de cada coisa nas oficinas e poderão no futuro reveter esse conhecimento em uma ação com retorno financeiro. Quanto encenação, tudo foi construído com os dons deles: um desenhava, o outro construía e um dava palpites para organizar melhor a peça. Isso nos deixa muito felizes, pois o resultado final foi ver a emoção de todos”,  destacou. “Celebrar as datas comemorativas são excelentes ferramentas que nos auxiliam na finalidade maior que é construir um novo projeto de vida com os adolescentes e com a participação ativa da família”, frisou a coordenadora dos programas socioeducativas da Funac, Nelma Pereira. “E agradecemos pelo envolvimento dos diretores e das equipes de todas as unidades, que foram incasáveis durante a semana, oferecendo atividades variadas e preparando a via sacra e as celebrações”, ressaltou.

Ovos de Páscoa

Os adolescentes da Funac foram presenteados com ovos de páscoa, produzidos nas padarias do sistema prisional, e doados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). No total, foram mais de 280 ovos distribuídos pela equipe da Fundação, nas unidade de São Luís, Imperatriz e Pinheiro.  Na sede da Funac, os servidores celebraram a Páscoa com uma missa, seguida de confraternização. A presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Elisângela Correia Cardoso, falou da importância do período e destacou que a lição mais importante é o exemplo da vivência de Jesus. “Esse é um dos períodos mais significativos para o que professam e fé católica e, independente de religião, a história de Jesus é uma inspiração, um ser capaz de nos perdoar mesmo quando erramos e que nos incentiva a sermos melhores. É esse mesmo sentimento que queremos despertamos nos nossos adolescentes”, refletiu.

Além das encenações, as demais unidades da Funac realizaram momentos comemorativos da Páscoa, com reflexões e partilha de chocolates e lembranças, produzidos pelos adolescentes. Instituições religiosas católicas e evangélicas também participaram com pregrações e louvores nas celebrações. A comemoração da Páscoa tem continuidade no dia 22 de abril, com a encenação da Via Sacra na unidade do Eldorado.

0 comentários:

Postar um comentário