quarta-feira, 26 de abril de 2017
Realizado pela Frente Nacional de Prefeitos, evento tem relação estreita com a missão do MTur de promover o desenvolvimento sustentável na atividade turística no país

Pelo quarto ano consecutivo, Brasília sedia o Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). A abertura do evento que segue até a sexta-feira (28) foi realizada na manhã desta terça-feira (25) e contou com a presença da secretária Nacional de Promoção e Qualificação do Turismo, Teté Bezerra, representando o ministro do Turismo, Marx Beltrão. O evento reúne sete mil participantes e dezenas de expositores e parceiros, públicos e privados, de cerca de mil municípios brasileiros.

Na abertura do evento, a secretária ressaltou a importância da sintonia entre os prefeitos e demais gestores públicos com o Ministério do Turismo, apresentando e acompanhando as demandas, além de aproveitarem as oportunidades de divulgação dos destinos e atrativos turísticos.

“Todas essas ações empreendidas pelo ministério representam contribuições importantes para o desenvolvimento sustentável das cidades. A atividade turística movimenta uma gama de produtos e serviços como hospedagem, alimentação, compras e passeios, entre outros que dinamizam a economia dos destinos por onde o turista passa”, destacou a secretária Teté Bezerra.

Técnicos do MTur participam do evento esclarecendo dúvidas e detalhando os programas da Pasta voltados para as cidades e destinos turísticos. Uma estrutura foi montada na sala 234, no segundo piso do Estádio Nacional de Brasília - onde acontece o evento - para a realização dos atendimentos. Entre as principais demandas estão as ações da Pasta para projetos de infraestrutura turística.

Segundo Felipe Mota, diretor do Departamento de Infraestrutura Turística, a equipe orienta os prefeitos e secretários municipais de turismo a inscreverem os projetos no Sistema de Convênios (Siconv) para a análise técnica. “As propostas aprovadas pelo MTur são executadas com recursos dos programas de promoção e infraestrutura e por meio de emendas parlamentares. O ministério também exerce importante papel na formação e qualificação para o trabalho em atividades turísticas”, explica.

Em 14 anos, os recursos empregados na melhoria da infraestrutura turística dos municípios, com dinheiro do orçamente e das emendas parlamentares, somam mais de R$ 9 bilhões. São obras de pavimentação de acesso aos atrativos, urbanização de orlas, construção de pontes, praças e até aeroportos.

O Ministério do Turismo também está presente nas intervenções de recuperação do patrimônio histórico e cultural e em eventos indutores do turismo em todas as regiões do Brasil. A prioridade dos recursos é para os municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta de orientação
para a atuação da Pasta no desenvolvimento de políticas públicas,

0 comentários:

Postar um comentário