sexta-feira, 7 de abril de 2017
SÃO LUÍS - Foi realizado na manhã de quarta-feira, 5, pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PPPGI) e pela Rede Nordeste de Tecnologia (Renorbio), o II Workshop de Biodiversidade e Biotecnologia do Maranhão. O evento segue com atividades até hoje, 6, no prédio de Pós-Graduação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), com objetivo de auxiliar e dinamizar a biotecnologia no Norte e Nordeste brasileiro.

O workshop tem por objetivo a integralização dos discentes de pós-graduação com outros pós-graduandos de diferentes programas, a fim de ampliar os conhecimentos dos alunos na área da biotecnologia e biodiversidade. Nesse contexto, foram abordadas temáticas como “Internacionalização da pesquisa nas universidades brasileiras e a biotecnologia no Brasil”.

Durante a manhã, os alunos assistiram as palestras “Internacionalização da pesquisa no Brasil: cenário atual e perspectivas”; e “Avanços da Biotecnologia aplicada a produtos naturais no Brasil”, ministradas pelos professores, Concepta MacMannus e Arie Fitzgerald Blank, respectivamente.

Nessa quinta-feira, 6, foram abordadas outras temáticas tais como “A evolução da área de biodiversidade desde seus primórdios às perspectivas para o próximo período de avaliação”; e “Remodelamento vascular - um mecanismo redox dependente de modulação do calibre vascular”. Ocorrem também apresentações orais de discentes na área da biodiversidade e biotecnologia.

Segundo o coordenador do evento, Lívio Júnior, o estudo da biodiversidade maranhense é tem grande relevância profissional e acadêmica para o Estado. “O Workshop visa o estudo da biodiversidade e sua aplicação no desenvolvimento humano, social e ambiental do Maranhão, além de ampliar o horizonte dos discentes no aperfeiçoamento de artigos, monografias, dissertações e teses”, explicou.

Para o aluno de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Luis Douglas, o evento tem muito a somar em sua carreira acadêmica. Ele espera que o II workshop supere as expectativas do anterior, realizado em 2016. “O evento é de suma importância, pois, exalta a ciência no Maranhão, principalmente na área da biodiversidade e biotecnologia, além dos conhecimentos específicos para os alunos da graduação e da pós-graduação”, salientou. 

0 comentários:

Postar um comentário