quarta-feira, 19 de abril de 2017
BALSAS - O Grupo de Pesquisa em Unidades de Conservação do Sul do Maranhão (GEPESULMA) do câmpus de Balsas, por meio do Laboratório de Biomarcadores em Organismos Aquáticos (LABOAq) e do Laboratório de Biodiversidade Molecular (Labimol) deram início às atividades de coleta de dados no Parque Nacional da Chapada das Mesas (PNCM).

O Parque Nacional tem por objetivo preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. Contudo, apesar dos ecossistemas aquáticos do PNCM estarem “protegidos” legalmente, ocorrem diversas intervenções humanas com o processo de expansão ecoturística. Além disso, ainda não existem estudos de biomonitoramento da ictiofauna local.

Segundo uma das coordenadoras da pesquisa e professora da UFMA – Câmpus Balsas, Débora Batista, o estudo possibilitará o conhecimento sobre os diferentes níveis de compostos inorgânicos e orgânicos da água, e sua respectiva interação com a ictiofauna. “Será avaliado a diversidade ictiofaunística, bem como a existência de padrões filogenéticos e filogeográficos entre as populações de diferentes cachoreiras do parque. O estudo é fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), através do edital Universal”, explica.

De acordo com o chefe e gestor do Parque Nacional da Chapada das Mesas, Deijacy Rêgo, os resultados oriundos destas pesquisas são de extrema relevância para conservação da diversidade biológica bem como para subsidiar a construção do plano de manejo da Unidade de Conservação.

0 comentários:

Postar um comentário