terça-feira, 4 de abril de 2017
Com tema Delícias do Mar, o evento reúne 47 restaurantes de nove municípios maranhenses, tendo como matéria prima dos pratos os mariscos, típicos da nossa culinária.


De 5 até o dia 23 deste mês, 47 restaurantes de nove municípios maranhenses dos Polos Turísticos de São Luís e Floresta dos Guarás ofertam ao público pratos inéditos a base de mariscos, assim como sobremesas com frutas típicas do nosso estado. Eles participam do II Festival Gastronômico, promovido pelo Sebrae no Maranhão, que este ano traz como tema ‘Delícias do Mar’.

A solenidade de lançamento do festival acontece às 19h desta quarta-feira, 5, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, tendo como convidados autoridades estaduais e municipais, empresários do trade, imprensa especializada e demais convidados. O evento será regado ao som da Banda Creolina e da degustação dos pratos idealizados pelos 18 restaurantes de São Luís, São José Ribamar e Raposa participantes desta segunda edição do festival, representando o Polo Turístico de São Luís.

O Sebrae ainda fará lançamentos do festival em mais três cidades: no dia 7, às 19h, na Escola Presidente Kennedy, em Alcântara; dia 9, ao meio dia, no Restaurante Estação Marítima, no Povoado Paricatíua, em Bequimão e no dia 15, às 19h, no restaurante Espaço Trapiche, em Guimarães.  Ainda participam do evento restaurantes de Cedral, Cururupu e Porto Rico do Maranhão que, juntamente com Bequimão e Guimarães, são os representantes do Polo Turístico Floresta dos Guarás. 

O II Festival Gastronômico “Delícias do Mar” é uma ação conjunta dos projetos Cadeia de Valor do Turismo na Regional de São Luís e Desenvolvimento Econômico e Territorial do Litoral Ocidental – DET Litoral Ocidental, executados, respectivamente, pelas Unidades Regionais do Sebrae em São Luís e Pinheiro com apoio de parceiros institucionais.

O evento objetiva o incentivo ao incremento do fluxo turístico e o fomento à inovação gastronômica nos municípios envolvidos com fins de fortalecer a cadeia produtiva e o turismo interno nos Polos São Luís e Floresta dos Guarás (Litoral Ocidental) – tendo como atrativos a culinária e a sustentabilidade (no que se refere à integração do processo produtivo).

A proposta é que o II Festival Gastronômico também movimente a economia e a comunidade local ao contribuir para a inovação e melhoria dos serviços ofertados pelos meios de alimentação e hospedagem, bares e estabelecimentos diversos dos destinos – além do turismo, o evento envolve áreas como atendimento, indústria, serviços, comércio e agronegócio.

Histórico

Esta é a segunda edição do Festival Gastronômico realizada pelo Sebrae. Em outubro de 2015, durante o período do Movimento Compre do Pequeno Negócio, a instituição organizou o festival pioneiro com tema Sabores do Pescado, como uma ação do projeto Serviços Turísticos do Polo São Luís, executado pela Unidade Regional em São Luís.

A edição de 2015 serviu como uma experiência piloto e contou com a participação de 20 restaurantes dos municípios de São José de Ribamar, Raposa e Alcântara. O evento envolveu, ainda, os piscicultores atendidos pelo Sebrae na Região Metropolitana de São Luís e que forneceram o pescado utilizado na preparação dos pratos.

Entre as diferenças das duas edições, o festival deste ano tem maior abrangência, com municípios envolvidos (em 2015 foram apenas três); aumento do número de empresas participantes (em 2015 foram 20 restaurantes e bares) e maior visibilidade e ampliação do número de horas de consultoria, oficinas, palestras e empresas atendidas pelo Sebrae.

Mais informações sobre o II Festival Gastronômico Delícias do Mar podem ser obtidas no hotsite www.festivaldeliciasdomar.com.br. Nesse espaço, é possível conferir as fotos e informações dos restaurantes, assim como os pratos e sobremesas que estão participando desta segunda edição do evento.

Pratos inéditos

Para o festival, os chefs dos 47 restaurantes participantes prepararam pratos inéditos e especiais, com toques diferenciados, tendo como base a diversidade de peixes e mariscos encontrados em nosso litoral, como sururu, camarão, caranguejo e sarnambi.

Juntamente com sobremesas de frutas regionais, os pratos serão ofertados ao público a preços promocionais no cardápio para estimular o consumo dos antigos clientes e conquistar o paladar de novos, principalmente de quem visita os municípios envolvidos. 

Mudanças em gestão

O Festival Gastronômico envolve três etapas que antecedem ao lançamento para o público: capacitação, consultoria e ações de mercado onde o Sebrae ajuda os pequenos negócios em alimentação a arrumar a casa para se tornarem mais competitivos.

Além das consultorias específicas em gestão alimentar, em operação e funcionamento de restaurantes, os empresários e funcionários participam de cursos sobre Atendimento ao Cliente com Foco em Vendas e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, assim como oficinas e palestras com temáticas específicas, tais como “Estratégias para vencer a crise”; “Seja mais produtivo e eficiente”; “Busque produtos substitutos”; “Fortaleça a relação com sua equipe e seus fornecedores”; “Observe novas oportunidades e fique atento às mudanças”; “Preocupe-se com o manuseio do alimento”; “Contribua para a construção da imagem da gastronomia brasileira”; “Associe-se a outros estabelecimentos” e “Seja mais participativo no ambiente legal”.

O Festival Gastronômico também traz como eixo principal a inovação e o marketing estratégico, visto que são elos para driblar a questão da sazonalidade, fortalecer o segmento do turismo e os destinos.

0 comentários:

Postar um comentário