sábado, 3 de junho de 2017
A decoração junina já chegou a vários pontos de São Luís, anunciando o São João de Todos Nós. Na Praia Grande, as ruas estão tomadas por bandeirinhas coloridas; e nos arraiais do Ipem e da Praça Maria Aragão, as barraquinhas de palha começam a ser montadas. 

A festa popular mais esperada do ano pelos maranhenses começa, oficialmente, no dia 14 de junho. Fazem parte do circuito oficial os arraiais da Praça Nauro Machado, Praça Maria Aragão, Ipem e Vila Palmeira. 

Serão seis apresentações culturais por noite em cada arraial, entre grupos de bumba-meu-boi, quadrilhas, danças tradicionais e shows de artistas locais e nacionais, em programação que segue até o dia 2 de julho.

Promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), o São João de Todos Nós também concede apoio a mais doze arraiais de bairro e outros momentos tradicionais da festa, como os encontros de grupos de Bumba-Meu-Boi da Capela de São Pedro (29), na Madre Deus, e do festejo de São Marçal (30), no bairro do João Paulo. O Festival de Zabumbas e o Encontro de Miolos de Boi, ainda sem data, também foram contemplados com o apoio do Governo do Estado este ano. 

No circuito de arraiais de bairro, contam com o apoio do Estado: Bairro de Fátima, João Paulo, João de Deus, Cohajap, Liberdade, Largo de Santo Antônio no Centro, Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel e Praça do Letrado no Vinhais. Nesses locais, a programação vai de 23 a 29 de junho. 

Prévias juninas 

Enquanto a programação oficial não começa, o público pode aproveitar as prévias juninas, que tiveram início nesta quinta-feira (1º) em pontos do Centro Histórico. Grupos folclóricos ocupam o Canto da Cultura – encontro das Ruas Portugal e da Estrela – para apresentações a partir das 18h às quintas-feiras, e 19h às sextas-feiras.  Aos domingos, as atrações continuam no Espigão da Ponta d’Areia. 

Programação prévias juninas

2 de Junho – Canto da Cultura
19h – Tambor Arte Nossa
20h – Tambor Maracrioula 

4 de Junho – Espigão da Ponta d’Areia
18h – Kambada do Forró
19h – Boi Novilho Branco 

8 de Junho – Canto da Cultura
18h – Kambada do Forró
19h – Cacuriá de Dona Teté
20h – Boi Pirilampo 

9 de Junho – Canto da Cultura 
19h – Tambor Pungar da Ilha
20h – Tambor do Laborarte 

11 de Junho – Espigão da Ponta d’Areia
18h – Edson Sanfoneiro e Trio Poeirão
19h – Boi Barrica

0 comentários:

Postar um comentário