sábado, 20 de maio de 2017
É sempre bom ter a presença da polícia por perto porque garante a segurança de todos. Seja de quem mora, trabalha ou vem para fazer compras.  A polícia está sempre olhando pela gente e eu agradeço muito por isso.” A declaração de Rosa Maria Miranda, vendedora ambulante que trabalha todos os dias da semana no centro da cidade, reflete o reforço que a Segurança Pública vem tendo no Maranhão desde 2015.

O cenário destacado por dona Rosa é garantido pelo 9º Batalhão de Polícia Militar, localizado na Vila Palmeira, que é responsável pela segurança no centro da cidade e em mais 80 bairros de São Luís.

O tenente coronel Harlan Silva recebeu o comando do Batalhão recentemente e explica como funciona o policiamento na área central da capital:  “Temos, especificamente no centro, o policiamento a pé e o motorizado. São diariamente 40 policiais distribuídos em pontos estratégicos, realizando rondas a pé, e outras duas equipes, distribuídas em quatro viaturas e em seis motos, totalizando pelo menos 70 policiais militares realizando a segurança no centro de São Luís”.

Durante o dia, há policiamento em dupla em toda a área da Rua Grande e suas imediações. “Já as equipes motorizadas, Tornado [motopatrulhamento] e GTM [Grupo Tático Móvel] ficam localizadas em pontos estratégicos para se deslocar mais facilmente e atender a população”, conta.

No turno da noite, quando o movimento no centro comercial é menor, o policiamento motorizado permanece para garantir a redução nos números de arrombamento de lojas. “Continuamos com o GTM e a Tornado realizando rondas. É com o trabalho dessas equipes que a PM tem conseguido identificar e deter os envolvidos com arrombamento de lojas e estabelecimentos na área central”, afirma Harlan.

O esforço é reconhecido e aprovado pelo taxista Cleber Ribeiro, que há 36 anos trabalha no ponto de táxi em frente à Biblioteca Benedito Leite: “Sempre vemos a polícia na rua, passando por aqui e realizando rondas”.

O sentimento de segurança é refletido em números, já que o 9º Batalhão foi responsável, de janeiro ao início de maio, pela apreensão de 55 armas de fogo; recuperação de 103 veículos; prisão de 50 acusados de homicídios e de 30 acusados de tráfico de drogas; e identificação e prisão de 123 acusados de praticar roubos e furtos, inclusive arrombamento de lojas.

“Nós temos operado fortemente na identificação e retirada das ruas dos envolvidos com o tráfico de drogas e com roubos e furtos, sejam eles a pessoas, residências ou estabelecimentos comerciais em toda a região do centro”, conta o comandante Harlan.

O locutor de loja Antônio Monteiro diz que isso faz a diferença para quem precisa sair de casa para trabalhar no centro. “Esse apoio de segurança que a polícia nos dá é muito importante. Sempre o cidadão tem a preocupação de chegar bem no trabalho e sentir que a polícia é presente em todo o trajeto”, conta.

Outras áreas
O Comandante do 9º Batalhão também ressalta que o policiamento é feito nos mais de 80 bairros da área de cobertura. “A maioria dos bairros é muito populosa e, por isso, precisa da presença mais firme da polícia. Então operamos não só no policiamento ostensivo, mas também no cumprimento de mandados de prisão de outras ocorrências, tudo para garantir a segurança e o bem-estar da população”, afirma.

Pela primeira vez na história, o Maranhão tem mais de 12 mil policiais. Mais de 570 viaturas já foram entregues desde 2015. O número vai chegar a 700 até o fim do ano.

0 comentários:

Postar um comentário