sexta-feira, 12 de maio de 2017
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, reuniu-se nesta semana com a reitora da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Nair Portela, e com a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Andrea Barbosa Gouveia, para reforçar o apoio do Governo do Maranhão para a realização da 38ª Reunião Nacional da ANPEd, na Cidade Universitária Dom Delgado. O evento, a ser realizado entre os dias 1º e 5 de outubro, reunirá pesquisadores de pós-graduação, mestrado e doutorado e tem como objetivo estimular uma reflexão conjunta do uso das imagens e dos sons no processo de produção de pesquisas e conhecimentos. 

Com o tema “Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência”, a programação também incluirá três eventos audiovisuais: a IX Mostra de Videodocumentário Trabalho e Educação, a II Mostra Curta ANPEd e o Cine Clássico.

Para a reitora Nair Portela, a UFMA, enquanto espaço de realização do evento, terá discussões muito proveitosas. “O tema ‘Democracia em Risco’, que ganhou mais importância ainda nos últimos tempos, estimula discussões entre grandes conferencistas, pesquisadores e educadores, isso somado às contribuições dos governos municipal e estadual. Com certeza, esse evento vai deixar um saldo muito positivo para o Maranhão e o Brasil”, afirmou.

A presidente da Anped, Andrea Barbosa Gouveia, também professora da Universidade Federal do Paraná, esclareceu mais sobre a escolha do tema dessa edição. “A Anped é uma associação que tem como pauta a educação e dá apoio à pós-graduação, promovendo debates no Brasil sobre o direito à educação. A área educacional e o plano nacional de educação têm sido extremamente atacados pela política de austeridade, e isso tem que ser discutido. Estar num espaço, numa universidade pública que tem o compromisso com a inclusão social, para nós, é estratégico para o fortalecimento, tanto da educação básica, quanto da pesquisa e pós-graduação”, complementou.

O secretário de Educação, Felipe Camarão, reiterou a participação do Governo do Maranhão e a relevância da 38ª Reunião da Anped no cenário maranhense. “É muito importante para nós, do Governo e da Seduc, apoiar a Anped, que é de fundamental importância para a pesquisa do Maranhão. Esperamos um grande evento, com expectativa de quase quatro mil participantes, que conhecerão não só nossas belezas e cultura, mas também trarão importantes colaborações para a ciência, a pesquisa e a educação de nosso estado”, enfatizou.

0 comentários:

Postar um comentário