sexta-feira, 19 de maio de 2017
SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão fará parte das comemorações relativas ao centenário do escritor maranhense Josué Montello, que acontecem nos meses de julho e agosto deste ano. A participação da UFMA foi discutida em encontro realizado na manhã desta quinta-feira (18), entre a reitora Nair Portela, a diretora da Casa de Cultura Josué Montello, Joseane Maria de Souza, representantes dos Departamentos de Letras, Comunicação e Biblioteconomia, além de membros da Editora Ufma, TV UFMA e Rádio Universidade.

Durante a reunião, ficou acertado que a programação ocorrerá entre os dias 03 e 07 de julho na Cidade Universitária Dom Delgado, onde será feita uma exposição sobre a vida e a obra de Josué Montello. A comissão organizadora também sugeriu à universidade participar por meio da publicação de artigos, produções teatrais e criações literárias de alunos. Além disso, a UFMA poderá desenvolver uma coletânea sobre as obras do escritor para ser divulgada no site da instituição.

Para a reitora Nair Portela, é uma grande satisfação para a universidade ser parceira nesse projeto de comemoração dos cem anos de Josué Montello. “A UFMA se sente honrada em fazer parte da homenagem a esse grande escritor, que também foi reitor da nossa universidade. E essa celebração só reafirma a importância do eterno Josué Montello para a literatura maranhense e brasileira, além de ser uma oportunidade única para divulgar a produção montelliana”, disse.

As comemorações continuarão durante o mês de agosto, entre os dias 21 e 25, com palestras e visitas guiadas ao acervo da Casa de Cultura Josué Montello, localizada na Rua das Hortas, no Centro de São Luís.

SAIBA +

Josué Montello (J. de Souza M.), jornalista, professor, romancista, cronista, ensaísta, historiador, orador, teatrólogo e memorialista, nasceu em São Luís do Maranhão, em 21 de agosto de 1917, onde passou sua infância e juventude. No começo de 1936, mudou-se para Belém, dali saiu com destino ao Rio de Janeiro, em dezembro do mesmo ano. Filho de Antônio Bernardo Montello, de origem italiana, e de Mância de Souza Montello, de origem portuguesa.

Acumulou uma coleção de títulos e funções, entre eles o de Reitor da Universidade Federal do Maranhão. Foi considerado um clássico de nossa literatura com muitos livros traduzidos no exterior, bem como versões cinematográficas de duas de suas novelas.

Foi agraciado com 12 prêmios literários, um Fardão de Imortal da Academia Brasileira de Letras, no dia 4 de julho de 1955, ocupando a cadeira nº 29, fundada por Arthur Azevedo e que tem como patrono Martins Pena. Foi recepcionado por Viriato Corrêa. Membro da Academia Maranhense de Letras desde 1948 e sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

Ocupou o cargo de presidente da Academia Brasileira de Letras, eleito em 09 de dezembro de 1993, onde tomou posse no dia 16 de dezembro, permanecendo até dezembro de 1995. Faleceu em 15 de março de 2006, aos 88 anos, no Rio de Janeiro, onde vivia. Seu corpo está enterrado no cemitério São João Batista, naquela capital. 



0 comentários:

Postar um comentário