sexta-feira, 16 de junho de 2017
A beleza do artesanato será uma atração a mais no São João de Todos 2017. No arraial ‘Donato Alves’ (arraial do Centro Social dos Servidores do Estado do Maranhão - Ipem), a partir do dia 16 de junho, artesãos e trabalhadores manuais maranhenses vão comercializar itens confeccionados com fibra de buriti, tecido, adereços típicos das festas juninas entre outras propostas. A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), por meio da Coordenação Estadual do Artesanato, vai disponibilizar 12 barracas aos artesãos que se inscreveram previamente.

A novidade deste ano também é a participação de artesãos dos municípios do Plano Mais IDH. Na terça-feira (13), os expositores participaram de reunião no Centro de Produção Artesanal do Maranhão (Ceprama) para a assinatura do termo de compromisso com a iniciativa.

“Assim como no ano passado, o Governo do Maranhão está disponibilizando barracas com boa estrutura, padronizadas e adequadas para a venda do artesanato. Como parte da política pública do artesanato, o objetivo é contribuir para a geração de renda e valorização do trabalho que tem a marca da cultura popular maranhense”, afirma a coordenadora do Programa Estadual do Artesanato, Viviane de Jesus.

A entrega das barracas foi feita nesta quarta-feira (14), no Ipem, para que os artesãos comecem a preparar os espaços para as vendas, que serão realizadas de 16 de junho a 2 de julho. No ano passado, o resultado da comercialização superou as expectativas e, este ano, deve haver maior incremento com a participação de profissionais vindos de municípios do Plano Mais IDH.

O Mais IDH é uma iniciativa do Governo do Maranhão para melhorar índices de desenvolvimento nos 30 municípios menos desenvolvidos do estado por meio de ações integradas de diferentes órgãos e secretarias, a fim de garantir dignidade, educação, infraestrutura básica, saneamento, cidadania, trabalho e renda para suas populações.

Fonte: SECTUR

0 comentários:

Postar um comentário