sexta-feira, 9 de junho de 2017
O projeto do Governo do Maranhão que tem levado limpeza e conservação a pontos turísticos da capital chegou nesta semana a três novos cartões-postais. Além da Lagoa da Jansen, que desde meados do último mês recebe a Blitz do Turismo, agora foi a vez de a Avenida Litorânea, o Espigão da Ponta d’ Areia e também a Igreja de Santo Antônio receberem as ações do projeto. 

Localizada no Centro, a Igreja é uma das mais antigas de São Luís e, além da sede fundada em 1838, a área inclui o Convento de Santo Antônio e a Capela de Bom Jesus dos Navegantes, cuja construção data de 1624. Tombados como patrimônios históricos, as construções recebem muitos visitantes neste mês, por conta do festejo de Santo Antônio, e, desde o último sábado, cerca de 2 mil metros quadrados no local recebem as ações do Governo do Estado.

“É um festejo muito grande, recebemos muita gente. Essa limpeza que o governo fez nos ajuda muito porque todo esse ambiente limpo atrai ainda mais a comunidade para cá”, diz o padre Clemilton Moraes.

Pela primeira vez, a iniciativa estadual também realizou a limpeza de uma área interna. O Convento, que estava fechado havia dez anos e que agora está sendo reaberto, contou com o trabalho dos seminaristas do local e também com as equipes do Governo do Estado para limpeza do jardim e retirada de lixo acumulado, mato e árvores que precisavam ser podadas. “É muito bom, eles têm um maquinário que nós não temos e o serviço ficou melhor e foi mais rápido também”, conta a secretária da igreja, Joci Carvalho.

Moradora da comunidade, a secretária também considera que, com a limpeza, o local fica mais seguro e agradável para os moradores do bairro. “A maioria das pessoas da nossa comunidade é idosa, e, assim, fica melhor chegar aqui. Fica mais seguro e, na verdade, tudo limpo é muito mais bonito”, conclui.

Blitz

Iniciada no último dia 19 na Lagoa da Jansen, a Blitz do Turismo é composta por equipes de 30 e 26 pessoas, das quais estão sendo manejadas turmas menores para o trabalho em locais específicos, como ocorreu na igreja de Santo Antônio.

“A intenção é passar por todos esses locais regularmente, garantindo a limpeza e a conservação de todo o espaço. Estamos dando prioridade aos pontos que recebem muitos visitantes este mês, para que tanto o turista, quanto a comunidade, tenham essa experiência segura, agradável e aproveitem toda a beleza dos pontos turísticos de São Luís”, informou o secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Somente na Lagoa da Jansen, 2,4 quilômetros já foram completamente limpos nos últimos 20 dias. Nesse período também foi feita a conservação do Espigão da Ponta d’ Areia, cujos banheiros agora são também contemplados permanentemente, e da Avenida Litorânea, onde o trabalho da Blitz foi iniciado no último dia 3.

Festejo

Na Igreja Santo Antônio do Centro de São Luís, as celebrações a um dos santos mais conhecidos da tradição católica começaram desde o dia 1º e se estendem até o dia 13 de junho, ponto alto da festa.  Além de missas e batizados, a programação inclui quermesses e atrações culturais nas quermesses realizadas no largo da Igreja. A programação é diária e inicia às 6h, com encerramento às 20h30.

0 comentários:

Postar um comentário