terça-feira, 13 de junho de 2017
Dia 13 de junho dia de Santo Antonio e também o dia DIA DO TURISTA. Você sabe o que é um turista? A OMT (Organização Mundial de Turismo) define Turista como:

“Turista é um visitante que desloca-se voluntáriamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho sem, este ter por motivação, a obtenção de lucro”.

Turista é aquele ser engraçado e atrapalhado que as vezes sai vestindo roupas exóticas, afinal quem o conhece? É o mesmo que compra camisetas “Estive em Fortaleza e lembrei de você” e afins, sentindo-se como em um desfile. Ser turista é sentir-se livre é atravessar fronteiras territoriais, idiomáticas e culturais. Ser turista é comprar souvenirs pensando que a família toda vai amar aquele chaveirinho escrito Centro Histórico de São Luís, quando realmente o que esperam são os “presentinhos” do Duty Free. Ser turista é balbuciar palavras em outro idioma e crer que os demais o entendem e até julgar que sabe falar alemão por saber dizer “Danke“. Nem falar do “portuñol” aí o assunto fica no mínimo divertido.

Você sabia que ate oração o turista tem?

A oração do Turista de autor desconhecido, que ouvi assim que comecei o meu curso de turismo, quando muitas dessas coisas que gravitam em torno desse ser tão importante em nossas cidades e foi bastante apropriada para a ocasião e até hoje ainda provoca muitas risadas.

Pai Nosso que estais no Céu,

Ajudai-nos a escolher com tino o hotel nosso de cada dia e a encontrar restaurantes bons e baratos, onde incluam o pão e o vinho no preço da refeição.

Fazei com que os nativos gostem de nós tal qual somos e iluminai-nos para darmos a gorjeta correta, numa moeda da qual mal conhecemos o valor.

Pai Onipotente, dai-nos força para visitar e tirar fotos de todas as igrejas, museus, palácios, e curiosidades que não nos interessariam em casa e, se por acaso cometermos o pecado mortal de ignorar algum monumento histórico importante, por estarmos a fazer a sesta de depois do almoço, perdoai-nos, Senhor,porque a carne é fraca.

Pai Todo-Poderoso, proteja as nossas esposas e filhas das bugigangas que não precisam e nem podem comprar e perdoai-lhes as ofensas pois não sabem o que fazem.

Rogamo-Vos, Senhor, que não deixeis os nossos maridos fazerem figuras ridículas nos cabarés e não nos compararem às estrangeiras, mas não lhes perdoais as ofensas, pois eles, sim, sabem o que fazem.

Pai Misericordioso, velai para que os nossos cartões Visa, American Express, Mastercard e outros funcionem sempre bem e nos concedam crédito ilimitado para podermos assim melhor apreciar este mundo por vós criado.

No regresso, ajudai-nos senhor para que passe desapercebido o excesso de peso da bagagem e fazei com que o avião saia e chegue na hora, sem extraviar qualquer mala.

Já em casa, ajudai-nos, Senhor, predispondo os nossos amigos para ouviremos nossos relatos e verem a montanha de fotos e filmes que fizemos, de modo que a nossa dura vida de turistas não tenham sido em vão.

Amém.  

Fontes: OMT e WIKIPEDIA

0 comentários:

Postar um comentário