quinta-feira, 8 de junho de 2017
Duas exposições, abertas segunda-feira (5), marcaram o início, em São Luís, da I Semana Nacional de Arquivos. “Arquivo Pessoal de Josué Montello: trajetória e contribuições como Jornalista Literário”, na Casa de Cultura Josué Montello (Rua das Hortas, 582 - Centro) e ‘Trajetória do Arquivo Público do Estado do Maranhão na missão de guardião da memória documental do Estado’, no Arquivo Público (Rua de Nazaré, 218 - Centro) estão abertas gratuitamente ao público até o dia 30 deste mês. 

Reunindo mais de 160 títulos, a exposição Arquivo Pessoal de Josué Montello é um espaço para se conhecer documentos especiais e obras originais do escritor, incluído a sua produção jornalística. “Josué Montello é reconhecido mundialmente e isso precisa ser sempre ressaltado para que mais pessoas conheçam seu trabalho”, afirma a diretora da Casa de Cultura Josué Montello, Josiane Maria de Souza e Souza.

Na exposição do Arquivo Público, banners, convites, folders e outros registros mostram os principais eventos da história dessa casa de cultura. “É importante mostrar o órgão numa linha do tempo”, ressalta a encarregada do Apoio Técnico do Arquivo Público, Vilma de Castro.

O processo de arquivamento de documentos no Maranhão teve início em 1914. A partir da criação do primeiro Arquivo Público, em 1932, a guarda da documentação pública passou por várias fases até chegar às condições atuais de arquivamento em ambiente adequado à preservação. A trajetória de todo processo arquivístico está didaticamente apresentada na exposição. O visitante tem a oportunidade de entender como esse trabalho é realizado e como esse acervo é acessível aos pesquisadores. O Arquivo Público tem sob a sua guarda um dos maiores acervos históricos do Maranhão. É formado por documentos da Secretaria do Governo (1728-1914) e suas sucessoras (1914-1991) e dos Arquivos da Polícia Militar e Civil (1828-1976), entre outros dos períodos Colonial, Imperial e Republicano, o que inclui mapas, plantas, discos e microfilmes.

Fonte: Sectur


0 comentários:

Postar um comentário