sexta-feira, 2 de junho de 2017
Criação da Escola de Cinema, lançamento de edital que incentiva a produção audiovisual e instalação de salas de cinema em várias cidades são iniciativas do Governo do Maranhão, colocadas em prática desde 2015, para ampliar o segmento audiovisual no Maranhão. Neste mês, o Governo do Maranhão reforça o tradicional Festival Guarnicê de Cinema que, em sua 40ª edição, tem patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur).

Ao celebrar quatro décadas, o Festival Guarnicê reúne mostras competitivas, oficinas e uma mostra especial da acessibilidade. A abertura oficial será nesta sexta-feira (02) e prossegue até o dia 10, em vários espaços de São Luís, oferecendo programação para todas as idades.

No lançamento do festival, o secretário adjunto de Economia Criativa da Sectur, Celso Brandão, afirmou que o Governo do Maranhão fomenta o cinema por meio de apoio a iniciativas como o Guarnicê e lançamento de editais para a produção de filmes e ações como exibição de filmes em escolas e cinemas. “Há um conjunto de ações do Governo do Maranhão para que o cinema seja fortalecido e, neste momento de comemoração, estamos muito felizes em participar do Festival Guarnicê; que venham muitos outros anos deste grande evento”.

Neste ano, o número de inscrições superou as expectativas. Dos 400 filmes inscritos 38 foram criteriosamente selecionados por uma equipe de quatro curadores, sendo seis longas e 18 curtas para a Mostra Competitiva Nacional e para a Mostra Competitiva Maranhense, 14 filmes, entre longas e curtas.

Nos dias do evento, o calendário cultural e turístico da cidade de São Luís será movimentado por um grande elenco de cineastas, produtores, atores, atrizes, técnicos e um grande público estimado em mais de dez mil cinéfilos de todas as idades.

O 40º Festival Guarnicê de Cinema acontecerá no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho; Cine Teatro da Cidade (antigo Roxy) e na sede provisória do Departamento de Assuntos Culturais (DAC), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na Rua Humberto de Campos, no Centro. Na programação, mostras competitivas e não competitivas, exposições, lançamentos e homenagem ao ator Lima Duarte.

“A manutenção desse evento durante 40 anos mostra o empenho da Universidade, dos seus profissionais, dirigentes e do apoio da sociedade. É um evento que dá oportunidade aos produtores de cinema, fortalece nossa cultura nacional e maranhense, fazendo essa grande integração e mostra para o mundo e todo o país que o Maranhão tem condições de estar na linha de frente da produção de cinema”, ressaltou a reitora da UFMA, Nair Portela.

Com patrocínio Governo do Maranhão e do Mateus, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e Banco do Nordeste, o festival é uma realização da UFMA, por meio do DAC. Tem apoio da Fundação Sousândrade, Academia Internacional de Cinema (AIC), Prefeitura de São Luís, Universidade FM, TV UFMA, Assembleia Legislativa do Maranhão, Rock e WComunicação.


0 comentários:

Postar um comentário