quarta-feira, 7 de junho de 2017

Organizações particulares, montadas pela própria comunidade e que obtiveram autorização para funcionar, também vão contar com monitoramento. O aparato militar já trabalha nos festejos de bairros para a garantia da segurança de brincantes e público. Na Liberdade, por exemplo, o policiamento de área foi reforçado com destacamento de efetivo extra para as ações. Policiamento em viaturas, motocicletas, cavalaria e a pé cumprem as ações de abordagem, revista, fiscalização e monitoramento com efetivo militar do Comando de Policiamento Metropolitano de Área (CPAM - I, II e III). “O trabalho vai ser intensificado como preparação para os dias em que o fluxo de pessoas cresce”, disse o comandante do CPAM I, se referindo ao São Pedro, São João, São Marçal e fins de semana.
Para cada arraial a Polícia Militar vai destacar um grupamento para monitorar a aérea em viaturas, motocicletas e também a pé. Além deste, o Arraial do Ipem vai contar ainda com equipes da Cavalaria Militar. Nos Vivas apoiados pelo Governo, reforço de viaturas e motos. O plano de distribuição dos policiais considerou as áreas mais estratégicas de cada arraial. Equipes monitoram a pé e outra parte mantém a guarda nas entradas e saídas; nas proximidades dos palcos e áreas de estacionamento de veículos. “A estratégia seguida é semelhante a que temos executado, com foco na área do arraial e entorno, para que o público tenha tranquilidade ao chegar e retornar às suas casas. O objetivo é realizar mais um São João seguro, de paz e de alegria, a exemplo dos anos anteriores”, enfatizou o comandante do CPAM I, Pedro Ribeiro.
A orientação aos cidadãos é outro ponto reforçado no treinamento dos policiais que atuam nos festejos. Em geral, são repassadas informações sobre organização dos locais, pontos turísticos da cidade, locais de consumo das comidas típicas e apoio para estacionamento. O cumprimento das normas da Lei Seca vai ser cobrado com as ações da Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV Ind) na abordagem a pessoas, fiscalização de veículos e nas barreiras com apoio do Detran-MA. A programação oficial das festas juninas do Governo do Estado será promovida de 14 de junho a 2 de julho.
Policiamento turístico

A Segurança vai manter um posto fixo da Polícia Militar funcionando 24 horas, à disposição dos turistas e público geral que for prestigiar a programação junina no Centro Histórico. No local, poderão ter acesso ainda a informação de pontos turísticos, como se deslocar, onde comer, onde dormir e o que visitar, sendo prontamente atendidos pelas equipes da CPTur. “Mais uma vez, a polícia está de prontidão para que nossa população e os turistas possam se divertir com segurança”, garantiu Pedro Ribeiro.
Reforço operacional
Em apoio, as Unidades Especializadas da Polícia Militar com equipes do Centro Tático Aéreo (CTA), Batalhão de Choque e Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam). Operação para cumprimento das normas da Lei Seca será realizada pelo efetivo da Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV Ind) e inclui fiscalização a pessoas e veículos durante o período festivo. O trabalho policial conta ainda com parceria de equipes da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Blitz Urbana; das secretarias de município e estado da Saúde, Trânsito e Transportes, Turismo, Cultura e o SAMU; e ainda, dirigentes de grupos folclóricos.
Fonte: SECAP
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário