terça-feira, 27 de junho de 2017
Diversidade de ritmos e atrações marcaram os três dias de São João de Imperatriz, que encerrou neste domingo (25). O evento, realizado por meio de uma parceria entre Governo do Maranhão e Prefeitura, reuniu milhares de pessoas ao longo da programação, segundo a organização. Apresentações de grupos folclóricos, shows de artistas locais, Jardineira da Roça e Gincana Universitária atraíram grande público para a festividade junina, em estrutura montada pelo Governo do Maranhão.

“Fizemos essa festa exaltando a cultura do nosso estado, não foi necessário trazer nenhuma atração de fora para que o público viesse e estivesse presente durante todas as brincadeiras folclóricas. Foi um São João diferenciado, com a presença da nossa arte e da nossa cultura”, ressalta Chiquinho França, presidente da Fundação Cultural de Imperatriz.

Contando com a presença da Polícia Militar do Maranhão e do Corpo de Bombeiros durante todo o evento, o São João transcorreu com tranquilidade, oferecendo um ambiente seguro aos imperatrizenses que foram conferir a programação da festa junina.

Encantada com as apresentações e com a estrutura oferecida, a estudante Andressa Magalhães conta que compareceu ao São João durante todos os dias de programação. “Há muito tempo na cidade não se via uma festa junina tão bonita e organizada, com tantas atrações e segurança. Foi um belo evento e espero que se repita nos próximos anos”, avalia.

Durante a festividade também esteve disponível o CD de coletânea de músicas de São João, interpretadas por dez artistas imperatrizenses. “Com o apoio do Governo do Estado, a Fundação lançou esse projeto, como uma forma de valorizar os artistas locais”, ressalta o presidente da Fundação Cultural.

No último dia de programação, o público pode conferir as apresentações de grupos como Batalhão Real, Boi Vitória, Boi da Gameleira, Junina Beijoqueiros, Junina Vai e Vem e Quadrilha Mete-Tira, além da última Jardineira da Roça deste ano, que percorreu ruas da cidade animando os brincantes com forró pé de serra.

O encerramento contou com uma apresentação lúdica da Companhia Cata e Conta. “Quisemos mostrar um pouco das lendas juninas. Para nós foi uma felicidade participar, pois foi nossa forma de contar essa história de uma forma diferente”, explica Jô Santos, integrante da companhia.

Foi também no domingo que a organização anunciou os vencedores da Gincana Universitária, em que estudantes de instituições de ensino da cidade participaram de provas ao longo dos três dias de evento, disputando uma premiação. A Universidade Federal do Maranhão foi a vencedora e recebeu R$ 5 mil.

A noite teve ainda uma homenagem especial à Francisca do Lindô, mestre de cultura de Imperatriz, que morreu no início do mês de junho, após uma luta contra um câncer de mama. O grupo criado por ela, Batalhão Real, subiu ao palco trazendo o lindô e mangaba ensinado pela artista. “Somos gratos pela herança cultural que nos deixou. Agora ficou as lembranças, a saudade, e a responsabilidade de continuar essa tradição por meio do Batalhão”, disseram os integrantes durante a apresentação.

O último dia de festa junina contou, na área das atrações musicais, com o show ‘Nós-Destinos’, apresentado pelos artistas Zeca Tocantins, Lena Garcia e Zélia Grajaú trazendo um repertorio com músicas icônicas da cultura do Nordeste.

Fonte: SECTUR

0 comentários:

Postar um comentário