sexta-feira, 16 de junho de 2017
Evento é aberto ao público, dia 22.06, no Sebrae Jaracaty

No próximo dia 22 de junho (quinta) o Auditório Armando Gaspar, no SEBRAE Jaracaty, será palco do evento promovido pelo Movimento Nossa São Luís que vai revelar novos indicadores sociais da capital maranhense. Esses indicadores são dados atualizados sobre a cidade em seus mais diversos aspectos – econômicos, sociais, etc..  E  devem ser usados como uma poderosa ferramenta para influenciar e balizar a construção de políticas públicas sintonizadas com a realidade da cidade.

Ligados ao ICE-MA / Instituto e Cidadania Empresarial do Maranhão, em 2008 foram criados o Observatório Social e logo depois o Movimento Nossa São Luís; com o propósito de construir um Sistema de Indicadores Sociais, capaz de disponibilizar à sociedade e aos gestores públicos um diagnóstico detalhado da qualidade de vida da população ludovicense; divididos em eixos estruturantes relevantes da vida urbana, tais como mobilidade, saúde, educação, infraestrutura, resíduos sólidos e segurança pública.

Para o Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão, produzir um Caderno de Indicadores é dar a oportunidade aos ludovicenses de acessarem uma ferramenta eficaz de monitoramento da atividade pública, além de exercerem de fato sua cidadania, colaborando com o exercício pleno da democracia.

A primeira edição da pesquisa de indicadores foi lançada em 2009. O trabalho foi inovador na época, pois a cidade não possuía nenhum Sistema que congregasse as informações das secretarias municipais e sistemas nacionais de informação de forma sistematizada e dinâmica, uma oportunidade para modernização da Governança Pública e melhoria do controle social.

O novo caderno dos Indicadores Sociais traz avanços desde a primeira publicação em 2009: Apresenta um diagnóstico integrado da área de Itaqui Bacanga e demais bairros de São Luís. E mais, incluiu-se novas variáveis deixando o material com informação robusta e de qualidade para inferências dos diversos atores sociais interessados em colaborar na construções de ações com foco na melhoria da cidade.

A programação do Seminário começará com o credenciamento à partir das 13H30. Às duas da tarde inicia a programação, que vai contar com a apresentação dos Indicadores Sociais 2017, a ser realizada pela consultora Laura Angélica (LL Consultoria). Ela traz na bagagem uma ampla atuação na execução de Planos de Governo e de Transições de Governo que tem por base a compreensão de indicadores para analisar as políticas locais.

Logo em seguida, acontecerá palestra e debate sobre o tema “Indicadores Sociais: Ferramenta para influenciar Políticas Públicas”; a ser proferida pela Professora Doutora Lilia Penha, do Departamento de Serviço Social UFMA.

O evento conta com o apoio da Fundação AVINA, ALUMA e da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis.

Para o Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão, produzir um Caderno de Indicadores é dar a oportunidade aos ludovicenses de acessarem uma ferramenta eficaz de monitoramento da atividade pública, além de exercerem de fato sua cidadania, colaborando com o exercício pleno da democracia.

Quem quiser participar do Seminário, que é gratuito e aberto ao público, deve comparecer ao Auditório do Sebrae Jaracaty e fazer o seu credenciamento no local.

SAIBA MAIS SOBRE O ICE-MA

O Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA) é uma organização não governamental sem fins lucrativos com atuação na área de Responsabilidade Social Empresarial.

OBSERVATÓRIO SOCIAL DE SÃO LUÍS: Responsável pela produção de indicadores sociais de qualidade de vida na cidade.

MOVIMENTO NOSSA SÃO LUÍS: Responsável pela mobilização social que visa contribuir com a sociedade, em um processo de monitoramento de políticas públicas e incidência política.

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Luís Gustavo Sardinha Almeida

Diretores: Camila Almeida Silva Balluz Pinheiro e Carlos Hubert Cardeal Oliveira

CONSELHO DELIBERATIVO

Presidente: Darci de Jesus Fontes Júnior

Vice Presidente: Helder Benevides Alencar Teixeira Filho

Gestora do ICE-MA: Uildinora Salgado

Contatos: Tel. (98) 3303-1976 / (98) 9 9169-4703 / E-mail: icema@icema.org.br

Fonte:Intermídia

0 comentários:

Postar um comentário