segunda-feira, 19 de junho de 2017
A entrega da reforma da Concha Acústica da Lagoa, na área da Lagoa da Jansen, em São Luís, nesta quarta-feira (14), faz parte de um conjunto de revitalizações em casas e espaços culturais que estão sendo realizadas pelo Governo do Maranhão. A ideia é consolidar a capital do Maranhão como um polo de efervescência cultural do Brasil.

Neste semestre, o Governo do Maranhão iniciou a instituição do Museu do Reggae, que deve ser entregue em agosto. Outras casas de cultura foram reformadas e outras estão em obras, como o Museu de Artes Visuais, o Teatro João do Vale e o Teatro Arthur Azevedo. 

Concha Acústica
A Concha Acústica da Lagoa teve toda a estrutura recuperada, incluindo palco, camarim, piso, banheiro externo, arquibancada com capacidade para mil pessoas, calçada do entorno, além da revitalização da academia. 

Museu do Reggae
Com uma área de 397 metros quadrados, o Museu do Reggae vai mostrar as peculiaridades desse gênero musical em diversas formas, principalmente a sua integração ao espaço cultural do Maranhão. Para interação do público, o espaço contará com um salão de aproximadamente 35 metros quadrados com móveis que remetem aos paredões das radiolas, uma sala de exposição dos artistas e de apresentação de assuntos do cenário mundial do reggae, além de equipamentos de projeção e recursos audiovisuais e manequins trajados a caráter.Endereço: O museu funcionará na Rua da Estrela, 124, Centro Histórico de São Luís.

Teatro Alcione Nazaré
Em maio, o governador Flávio Dino entregou o Teatro Alcione Nazaré, que integra o Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, no Centro Histórico de São Luís totalmente revitalizado. Reabriu depois de ficar dois anos de portas fechadas. A reforma do teatro incluiu o palco, camarins e outras melhorias como pintura, estrutura do telhado, instalações elétricas. O Centro de Criatividade também foi todo pintado e o anfiteatro passou por reparos.Endereço: Rampa do Comércio, 200, Centro Histórico de São Luís.

Fone: (98) 3218-9930/9932/9937.

Centro de Artes Cênicas
Em abril, o Centro Histórico de São Luís ganhou mais uma Casa de Cultura completamente reformada pelo Governo do Estado após 30 anos sem reparos. O prédio do Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem) foi reinaugurado depois de passar por ampla revitalização em toda sua estrutura. O prédio recebeu reparos no telhado, forro, piso, instalações elétricas e hidráulicas, além de uma nova pintura que colabora para um ambiente mais agradável e atrativo para alunos e professores.Endereço: Rua de Santo Antônio, nº 166, Centro Histórico de São Luís.
Fone: (98) 3218-9948/9949/9950.

Casa Josué Montello
A Casa Josué Montello foi reaberta em dezembro do ano passado, depois de dois anos fechada para reforma. Com a reinauguração, foi aberto mais um espaço de exposição permanente dedicado ao escritor. O local guarda o último fardão que o escritor vestiu na Academia Brasileira de Letras, medalhas e placas condecorativas, troféus, diplomas, gravuras, quadros e outros objetos pessoais. Com 34 anos de fundação, a Casa Josué Montello conta com quase 30 mil livros e mais de 2 mil fotografias, totalizando um acervo de aproximadamente 60 mil itens.Endereço: Rua das Hortas, 508, Centro Histórico de São Luís. 
Fone: (98) 3219-9945.

Convento das Mercês
No fim de 2016, foi entregue a reforma do Convento das Mercês, prédio que abriga, também, a Fundação da Memória Republicana. Com boa parte da estrutura interditada por anos, o Convento passou por recuperação estrutural, reforço dos pilares com malha metálica e injeção de nata de cimento, recuperação de todo o piso e dos banheiros, revisão da cobertura, drenagem, reboco e pintura. O espaço funciona como um museu, com valiosas peças literárias e artísticas. Tem ambientes exclusivos para exposições, mostras, vernissages, lançamentos de livros, espetáculos teatrais e palestras.Endereço: Rua da Palma, 502 – Desterro, Centro Histórico de São Luís. 
Fone: (98) 3221-3724.

Escola de Música do Maranhão
Para melhorar as condições de ensino dos alunos da Escola de Música do Maranhão (Emem) Lilah Lisboa de Araújo, foi feita uma série de obras de reparo no prédio anexo ao Emem. Com duração de dois meses, a obra foi entregue em fevereiro deste ano. Além da construção de uma nova escada com acesso ao mirante do prédio principal, foram realizadas melhorias em 15 salas de aula e reativação de outras sete, troca de toda a estrutura do telhado, pintura de todo o prédio e revisão completa das instalações elétricas e hidráulicas.Endereço: Rua da Estrela, 363, Praia Grande, Centro Histórico de São Luís. Fones: (98) 3218-9940, (98) 3218-9941.

Museu de Artes Visuais
O Museu de Artes Visuais está fechado para reformas, que incluem espaços de acessibilidade com a instalação de elevador. Localizado na Rua Portugal, na Praia grande, funciona em um sobrado do século 19, de três andares, e um mirante. É formado por obras de artistas nacionais, estrangeiros e locais, dos séculos 19 e 20, entre os quais Miguel Veiga, Dila, Antônio Almeida, Newton Sá, além de Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Ademir Martins e Cícero Dias. A coleção conta ainda com azulejos, peças decorativas em vidros, cristais, metais e madeira.Endereço: Rua Portugal, 273, Centro Histórico de São Luís. 
Fone: (98) 3218-9938.

Teatro João do Vale
O Teatro João do Vale está sendo reformado, com revisão geral da cobertura, implantação de vestiários, acessibilidade com instalação de plataforma elevatória e pintura geral do teatro. Originalmente, o prédio, construído em 1950, era um galpão para depósito de açúcar, de propriedade do empresário Rocha Aguiar. O nome do teatro homenageia o músico, cantor e compositor maranhense João do Male, reconhecido como um dos grandes nomes da música popular brasileira, por músicas como ‘Carcará’, ‘Pisa na Fulô’ e ‘A Voz do Povo’.Endereço: Rua da Estrela, 283 – Centro Histórico de São Luís.
Fone: (98) 3218-9957.

Teatro Arthur Azevedo
Fechado para reforma, o Teatro Arthur Azevedo (TAA) passa por melhorias na instalação elétrica, substituição e revisão dos equipamentos de climatização, restauração dos lustres, instalação do sistema de combate a incêndio e pânico, pintura geral do edifício e outras reparações.Endereço: Rua do Sol, 132 – Centro Histórico de São Luís. 
Fone: (98) 3218-9900.

Fonte: Secap

0 comentários:

Postar um comentário