quarta-feira, 21 de junho de 2017
O público que frequenta o 'São João de Todos', parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís, nos circuitos oficiais da Praça Maria Aragão, Parque Folclórico da Vila Palmeira, Ipem e Praça Nauro Machado conta com vários serviços que garantem curtir a programação com tranquilidade. Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT/Blitz Urbana), Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc/Guarda Municipal), Secretaria Municipal de Saúde (Semus/Vigilância Sanitária) estão à disposição para atender ao público.

O 'São João de Todos', prossegue até o dia 2 de julho. A programação começa às 19h com seis atrações por noite em cada arraial, entre grupos de bumba meu boi, quadrilhas, danças tradicionais e shows. Nesta quarta (21) e quinta-feira (22), a festa continua a partir das 18h, com apresentações de tambor de crioula, bumba meu boi, danças folclóricas, companhias de ritmos e shows de artistas locais.

"Os maranhenses que vêm para o arraial curtir o São João encontram uma estrutura completa que dá comodidade para toda a família, com atendimento de primeiros socorros, encaminhamento hospitalar, barracas de comidas típicas, brinquedos para as crianças, banheiros químicos, além dos espaços com programação folclórica", explica o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

O Arraial da Praça Maria Aragão traz na programação desta quarta-feira (21), os tambores de crioula Mensageiros de São Benedito e Milagre de São Benedito de Canuto, os bois da Vila Passos de Canuto (zabumba), Encantos do Olho d´Água (orquestra), de Sonhos (orquestra) e Axixá (orquestra) e o show 'Encantarias', com Luiz Cláudio.

Já na quinta-feira (22), apresentam-se os tambores de crioula Mocidade Independente e Tijupa e os bois de Axixá (orquestra), São Simão (orquestra) e Santa Fé (baixada). Tem ainda a Cia Encantar e o show 'Flores de Aço'. No Barracão do Forró, haverá apresentações de Raimundinho e Forró Pé No Chão e grupo Raízes da Terra.

ESTRUTURA

O Corpo de Bombeiros está diariamente com três equipes de pronto atendimento em primeiros socorros, com cinco integrantes cada, posicionadas em pontos estratégicos da Praça Maria Aragão. Com poucas ocorrências, a supervisora da equipe de bombeiros no local, Jardiana Nogueira informa que o arraial está bem tranquilo. "A nossa equipe está aqui preparada, com equipamentos para agirmos em qualquer eventualidade. Fazemos o atendimento de primeiros socorros e encaminhamos a pessoa para uma unidade móvel, se necessário", reforça a supervisora.
Em dias de semana, quando o movimento é menor, ficam a postos oito integrantes da Polícia Militar. Porém, em dias mais cheios, aumenta o número de equipes dependendo da demanda. Ainda na área de segurança, destaca-se a participação da Guarda Municipal, com 30 guardas divididos em equipes de seis e em turnos, que fazem um trabalho de prevenção a ocorrências.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte é responsável por dar fluidez ao trânsito nas proximidades da Praça Maria Aragão, reservar espaços para taxistas e organizar as descidas e paradas do ônibus das danças folclóricas. Trabalham nove pessoas na equipe por dia, mas de acordo com a necessidade este número pode ser aumentado.

SEGURANÇA

O empresário maranhense Luiz Pedro, 37 anos, considera a Praça Maria Aragão um dos melhores arraiais da cidade. "Já venho há três dias com a família, filhos pequenos, e nunca tive problemas, inclusive em dias mais cheios. A organização e segurança estão boas, já vi muitos policiais e nenhuma briga ou movimento estranho", conta.

A Praça Maria Aragão conta ainda com espaço exclusivo para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, além de banheiros químicos na parte esquerda do palco. Um posto de saúde equipado para atendimento de urgência estará em funcionamento durante todo o período da programação junina, com uma ambulância para encaminhamento a hospital.

As secretarias de Obras e Serviços Públicos (Semosp), da Criança e Assistência Social (Semcas) também são parceiros no evento, para limpeza dos arraiais e na campanha preventiva de conscientização e comprometimento no combate ao trabalho infantil durante o São João.

O turista recebe atenção especial durante o 'São João de Todos', por meio de Centrais de Atendimento ao Turista instaladas nos arraiais da Praça Maria Aragão e do Ipem, para distribuição de programação e informações sobre a cultura e destinos turísticos maranhenses. Além disso, eles podem tirar fotos no local, que tem decoração junina.

Além do circuito oficial, a programação também se estende para os arraiais em 12 bairros: Bairro de Fátima, João Paulo, João de Deus, Cohajap, Liberdade, Largo de Santo Antônio no Centro, Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel e Praça do Letrado no Vinhais. Nesses locais, a programação vai de 23 a 29 de junho. A programação completa está disponível no portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br) e no hotsite 'São João de Todos' (http://www.ma.gov.br/saojoaodetodos/)

PROGRAMAÇÃO

QUARTA-FEIRA (21)
Arraial da Maria Aragão
18H TAMBOR DE CRIOULA MENSAGEIROS DE SÃO BENEDITO
18H30 TAMBOR DE CRIOULA MILHAGRE DE SÃO BENEDITO DE CANUTO
19H BOI DA VILA PASSOS DE CANUTO (Z)
20H BOI ENCANTOS DO OLHO D´AGUA (O)
21H BOI DE SONHOS (O)
22H SHOW ENCANTARIAS LUÍS CLÁUDIO
23H BOI DE AXIXÁ (O)

Arraial da Vila Palmeira

19H BOI DE GUIMARÃES (Z)
20H BOI DE AXIXÁ (O)
21H BOI DA VILA PASSOS DE CANUTO (Z)
22H SHOW LAMPARINA
23H BOI ENCANTOS DO OLHO D´AGUA 

Arraial do Ipem

19H BOI MEU TAMARINEIRO (O)
20H BOI DE SÃO SIMÃO (O)
21H BOI DE GUIMARÃES (Z)
22H SHOW ALEXANDRA NICOLAS
23H BOI DA PINDOBA (M)
QUINTA-FEIRA (22)

Arraial da Maria Aragão

18H TAMBOR DE CRIOULA MOCIDADE INDEPENDENTE
18H30 TAMBOR DE CRIOULA TIJUPA
19H BOI DE AXIXÁ (O)
20H BOI DE SÃO SIMÃO (O)
21H CIA ENCANTAR (A)
22H SHOW FLORES DE AÇO
23H BOI DE SANTA FÉ (B)
BARRACÃO DO FORRÓ
20H RAIMUNDINHO E FORRÓ PÉ NO CHÃO
21H RAÍZES DA TERRA

Arraial da Vila Palmeira

19H BOI DE UPAON AÇU (O)
20H BOI DA FE EM DEUS (Z)
21H BOI DE PALHA (A)
22H SHOW FOLIA DE TRÊS
23H BOI DA MAIOBA (M)

Arraial do Ipem

19H CACURIÁ DE TETE (A)
20H BOI LENDAS E MAGIAS (O)
21H BOI BRILHO DA ILHA (O)
22H SHOW MANO BORGES
23H BOI PIRILAMPO (A)
BARRACÃO DO FORRÓ
20H GANZOLA PE NO CHÃO
22H KAMBADA DO FORRÓ

0 comentários:

Postar um comentário