sexta-feira, 16 de junho de 2017
O Governo do Maranhão usou criatividade e tecnologia para dar boas-vindas ao turista durante a programação do ‘São João de Todos’. Por meio de óculos de realidade aumentada, disponíveis no circuito oficial da festa junina, o visitante pode sentir como é estar em destinos paradisíacos como os Lençóis Maranhenses e a Chapada das Mesas. A novidade está à disposição dos turistas a partir desta sexta-feira (16), no Arraial do Ipem, no Calhau. 

Por meio de uma trilha cenográfica montada pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), o turista é convidado a conhecer alguns pontos turísticos do Maranhão. A primeira parada da “viagem” são os Lençóis Maranhenses, uma das mais belas paisagens da Rota das Emoções. 

Com o pé na areia, óculos de realidade aumentada para assistir a vídeos em 360 graus e fones sem fio para escutar o som da natureza, o visitante é transportado para Atins, Vassouras, Caburé e outros cartões postais que fazem parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. 

Seguindo a trilha, o turista se depara, entre plantas e pedras, com uma queda d’água inspirada nas cachoeiras de cidades como Carolina e Riachão, que compõem a Chapada das Mesas. 

O visitante também pode tirar fotos em painéis alusivos ao São João e saber mais sobre as belezas do estado na Central de Atendimento ao Turista (CAT), onde em uma tela de LED são exibidas imagens dos destinos maranhenses mais atrativos. 

Haverá outro CAT no Arraial da Praça Maria Aragão, no Centro, e um painel fotográfico com as figuras de Pai Francisco e Catirina, casal que protagoniza o Auto do Bumba Meu Boi, brincadeira popular mais marcante do São João maranhense. 

Início da aventura 

O primeiro contato com os personagens do Bumba Meu Boi acontece na chegada a São Luís, no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado. No portão de desembarque, o turista é recebido por Pai Franscisco, Catirina e demais brincantes como índias, caboclos-de-fita e cazumbás, ao som de toadas e músicas juninas. 

O turista também é convidado a entrar no clima do São João quando, ao buscar as malas na esteira de bagagens, é surpreendido com várias matracas, instrumento percussivo típico do Bumba Boi, oferecido como brinde pelo Governo do Maranhão.

Fonte: SECAP
FOTOS: SECTUR

0 comentários:

Postar um comentário