segunda-feira, 12 de junho de 2017
SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão UFMA, por meio da pró-reitoria de Extensão, Cultura e Empreendimento (Proexce), realizou, nesta sexta-feira (9), o lançamento do projeto Medidas Preventivas e Ações de Controle de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, que abrangerá toda a área Itaqui-Bacanga. A campanha, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, tem como foco sensibilizar a população dos distritos sanitários da capital quanto às medidas de prevenção e controle de doenças provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Durante o lançamento, ocorrido no Núcleo Extensão da Vila Embatel/UFMA (Neve), foram realizadas diversas ações com vistas à conscientização da comunidade, como entrega de panfletos; mostras de análises laboratoriais; paródias musicais; bandeiraços; oficinas de isca de captura e de repelente natural; discussão social com o tema “o que posso fazer e o que eu quero sobre isso?”, além de uma encenação teatral para alunos de escolas públicas.

Para a reitora Nair Portela, o lançamento da campanha na área Itaqui Bacanga, serviu para intensificar a luta contra as arbovirores e garantir a prevenção de doenças provocadas pelo Aedes aegypti. “As organizações da comunidade assumiram com muito empenho essa responsabilidade, propondo trabalhos educativos nas escolas envolvendo crianças e jovens”, ressaltou.

De acordo com a pró-reitora de extensão, Dorlene Maria Cardoso de Aquino, a Proexce começou a articular o projeto desde o final do ano passado, direcionando-o inicialmente para o curso de Enfermagem devido à familiaridade dos profissionais dessa área com o mapeamento em locais de risco. A coordenação ficou a cargo do professor Rafael de Abreu Lima, que angariou o apoio de outros departamentos da UFMA, como Medicina, Farmácia, Geografia e Saúde Pública.

Segundo a coordenadora do Núcleo Extensão da Vila Embatel/UFMA (Neve), professora Fátima Maria, o lançamento do projeto demonstra a importância dessa iniciativa. “Já tivemos muitas reuniões e discussões sobre o assunto com a comunidade. Então essas ações de prevenção não ficarão restritas ao Neve. Os agentes irão realizar caminhadas, visitar as casas, escolas e feirinhas”, finalizou.

Também participaram da solenidade a diretora do Departamento de Extensão da UFMA, Marilene Sabino, o coordenador do projeto e chefe de Departamento de Enfermagem, Rafael de Abreu Lima, a coordenadora adjunta do projeto e diretora da divisão técnica de extensão, Poliana Pereira Costa, a professora do Departamento de Farmácia, Sally Monteiro, Maria das Graças Aragão, do Departamento de Saúde Pública, Karlene Rodrigues, do Departamento de Enfermagem, e o tenente coronel do 1º Batalhão, Edvaldo de Mesquita, os agentes de endemia, agentes comunitários de saúde, associação comunitária do Itaqui-Bacanga, estudantes das escolas dessa região, além da sociedade civil.

Saiba +

O projeto é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e envolve agentes de endemia, agentes comunitários de saúde, Secretária Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Companhia do Saneamento Básico(Caema) e Instituições de Ensino Superior.








Fonte: UFMA

0 comentários:

Postar um comentário