sexta-feira, 14 de julho de 2017
Música, poesia, história, patrimônio histórico e lazer, com destaque para a valorização do Centro Histórico da cidade, foram os ingredientes que atraíram centenas de pessoas para a Praça Benedito Leite, na noite desta quarta-feira (12), para a abertura do Férias Culturais, programa da Prefeitura de São Luís, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur). O Sarau histórico abriu a programação de férias que se estenderá durante todo o mês de julho, nos dias 19, 20, 26 e 27 com diversas ações.

O prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, e do vice-prefeito Julio Pinheiro, prestigiou a abertura do programa, e destacou a ação. "Este é mais um momento importante que a Prefeitura realiza na área do Centro Histórico, levando cultura e lazer para o público da cidade e visitantes. As pessoas poderão vir para cá e desfrutar de momentos agradáveis como este Sarau histórico durante este mês", frisou Edivaldo.

Para o vice-prefeito Júlio Pinheiro, o Férias Culturais é importante por reunir estudantes, trabalhadores e público morador do Centro, além de turistas e pessoas de outros bairros, e destacar o legado histórico de São Luís à humanidade, por meio da cultura. "O prefeito Edivaldo entende como sendo esta, uma política necessária, reunindo diversas variáveis como cultura, arquitetura, música e literatura para contar nossa história e assim buscar valorizá-la entre os moradores e visitantes. Isso faz com que esta cidade maravilhosa e a Prefeitura compreende a necessidade de uma atividade dessa natureza", comentou Pinheiro.

PROGRAMAÇÃO

O Férias Culturais é composto ainda de outros dois momentos: a visita guiada, que terá o reggae como tema, e o Passeio Serenata, que percorre pontos relevantes do roteiro do patrimônio histórico, desembocando na Praia Grande.

No Sarau cultural de abertura do Férias Culturais de 2017, a literatura produzida no Maranhão entre os século XIX e XX foi enfocada no recital apresentado por estudantes do IFMA, parceiro do projeto juntamente com o Banco do Brasil, e servidores da Setur. Caracterizado em roupas de época, em recital os personagens lembram a obra de poetas como Carlos Cunha e, contemporâneos como Zé Pereira Godão.

"No ano passado nós fizemos o Férias Culturais, mas este ano ampliamos mais o projeto. Nesta edição estamos chamando atenção para a cidade, para a riqueza e beleza da nossa capital que precisamos preservar e, sobretudo, valorizar", disse a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo. Os secretário de Governo, Lula Fylho, e das relações institucionais da Prefeitura em Brasília, Ana Paula Rodrigues, prestigiaram a ação da prefeitura no Centro Histórico.

APROVAÇÃO DO PÚBLICO

"Minha ilha encantada, namorada das noites de luar", com estes versos, o Sarau Histórico foi aberto, levando o público presente a um estado de satisfação e orgulho. Seguiram-se mais um repertório de poesias onde a cidade emoldurada pela beleza arquitetônica inspirou reflexão sobre sua preservação e cuidado por parte dos cidadãos.

Para muita gente que esteve na Praça Benedito Leite, o momento foi de magia e resgate da história de um tempo áureo de São Luís testemunhado pelo casario do entorno da Praça Benedito Leite. O jornalista carioca Olnei Cunha, 68 anos, acha que o projeto estreou com êxito e acerto na programação. "A tendência é de que o público cresça ainda mais. Para muita gente essa é a programação ideal para que tenha um motivo de vir ao centro da cidade numa hora que não é de hábito. Está de parabéns a prefeitura e a Secretaria Municipal de Turismo. Precisamos de ações como essa neste momento de tanta conturbação no mundo", enfatizou.

O casal Dadson Leite e Meridiana Castro, vieo de Imperatriz para passar férias em São Luís e aproveitaram a estadia para participar do Sarau Histórico. "É um projeto que a cidade estava precisando para reviver os tempos gloriosos do passado de São Luís. Acho positivo que isso aconteça. No ano passado estivemos aqui e percebemos que a cidade à noite ficava praticamente vazio. Notamos uma diferença muito grande.

0 comentários:

Postar um comentário