sexta-feira, 14 de julho de 2017
Reunião no MTur contou com a presença de responsáveis por projeto que beneficiará 120 estudantes brasileiros em 2018

A oferta de bolsas pelo Ministério do Turismo para cursos de turismo e hospitalidade no Reino Unido foi o assunto de reunião nesta quarta-feira (12), em Brasília, entre o chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do órgão, Rafael Luisi; a diretora da Association of Colleges (AoC), Emma Meredith, e a diretora de Desenvolvimento Internacional da Sunderland College, Janette Donjon.

As entidades estrangeiras são parcerias do Programa de Qualificação Internacional do MTur (PQI), cujo edital de seleção de estudantes de nível superior foi publicado no Diário Oficial da União. O encontro abordou a definição de procedimentos necessários à execução dos cursos, que terão inscrições abertas no período de 17 de julho a 25 de agosto.

A representante da AoC, que congrega instituições de ensino superior responsáveis pelas aulas, lembrou que, há dois anos, alunos brasileiros da área participaram de iniciativa semelhante no Reino Unido e garantiu o apoio necessário ao novo grupo. “O objetivo é proporcionarmos uma nova boa experiência a esses estudantes, com equipes dando suporte para assegurar que tudo corra bem”, declarou Emma Meredith.

Os cursos vão ter formato exclusivo para o programa do MTur, com duração de aproximadamente 11 semanas e aulas teóricas e práticas. A diretora do Sunderland College, uma das instituições envolvidas, incentivou a participação de brasileiros. “Eles vão estar intimamente integrados com estudantes locais, tendo uma experiência realmente diferente. O ensino no Reino Unido é muito interativo, o que torna essa oportunidade bastante atrativa”, ressaltou Janette Donjon.

O objetivo do programa é complementar a formação de estudantes em outro idioma e técnicas de turismo e hospitalidade. O chefe da Assessoria Internacional do MTur apontou o empenho da Pasta pela capacitação dos futuros trabalhadores do setor. “A qualificação é uma necessidade permanente e essencial para o Brasil se consolidar como destino mundial. Com isso, nós atendemos às necessidades desse ramo e ajudamos a gerar ainda mais emprego e renda a partir do turismo”, frisou Rafael Luisi.

REGRAS - As vagas se destinam a alunos regularmente matriculados em cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo em turismo e/ou hospitalidade de instituições públicas e privadas. Também são critérios para a seleção ter obtido mais de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e comprovar proficiência em língua inglesa, entre outras exigências.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível na página da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pela implementação das bolsas de estudo.


0 comentários:

Postar um comentário