segunda-feira, 3 de julho de 2017
O penúltimo dia do São João de Todos em São Luís, promovido pelo Governo do Estado, encantou os brincantes com apresentações de artistas locais e nacionais, além de danças típicas do festejo junino do Maranhão. A organização do evento e o forte esquema de segurança também fizeram com que turistas e maranhenses prestigiassem a festa com mais tranquilidade nos arraiais da Praça Nauro Machado, Ipem e Parque Folclórico da Vila Palmeira.

Um dos destaques da noite do Arraial do Ipem, no Calhau, foi o grupo de música sertaneja Trio Brassalis, formado pelos irmãos Monique, Suzy e Ruan Brassalis, maranhenses que atualmente moram em São Paulo e têm sucesso nacional. Para eles, poder voltar à terra natal para uma apresentação especial durante o São João é motivo de orgulho.

“Adoramos o nosso folclore e já estávamos sentindo falta do Maranhão que, principalmente durante esse período, transborda de uma cultura muito bonita”, diz Monique, integrante do grupo. “A festa junina daqui é muito elogiada em outros estados e ficamos felizes de poder pertencer a esse lugar e de, também, cantar em um festival tão lindo que é o São João do Maranhão deste ano”, completa Ruan Brassalis.

Além da atração nacional, grupos de brincadeiras da cultura local encantaram o público. Para a estudante Luísa Melo, a organização e escolha das atrações foram importantes para agitar o arraial na penúltima noite do evento. “Está tudo muito organizado, bem planejado. A disposição dos dois palcos e a escolha dos grupos locais e o nacional de hoje [sábado] também foi algo que gostei muito”, garante.

Segurança

O forte esquema de segurança montado para fornecer mais proteção aos brincantes tem sido um dos pontos fortes nos arraiais. “Geralmente é difícil estacionar próximo dos arraiais por conta do grande número de pessoas, mas eu vi que esse ano há um policiamento efetivo em diversos pontos que garante mais segurança ao estacionar, mesmo em locais distantes”, explica o empresário Sandro Schons.

Ele, a mulher e o casal de filhos pequenos prestigiaram as atrações da cultura maranhense e também nacional que tem se apresentado no Arraial do Ipem. Segundo ele, a segurança é um dos principais motivos que o fez escolher o local para levar a família. “Além da segurança do lado de fora do arraial, percebemos que há revista na entrada, cavalaria e policiais a pé por toda parte. Isso nos tranquiliza enquanto pais de crianças”, enfatiza.

A bióloga Luciana Sadalla é maranhense, mas há anos mora em São Paulo com a família e sempre que pode vem ao Maranhão com a filha Marina de 5 anos para os festejos juninos. “Este ano o São João está bastante tranquilo e seguro para trazer crianças. Minha filha sempre gosta de vir brincar ao som dos ritmos que só encontramos aqui. Ela fica encantada!”, diz.

Hoje, última noite do São João de Todos em São Luís, a festa continua nos arraiais que integram o circuito oficial do Governo do Estado. Na Praça Maria Aragão a noite começa com os ritmos do Boi do Una e segue com as apresentações do Boi Meu Tamarineiro, Boi Brilho da ilha e Pindoba. O Trio Nordestino é a atração de forró pé-de-serra que promete não deixar ninguém parado. 

No Arraial do Ipem, o encerramento do festejo fica por conta do Boi de Morros, Boi de Santa Fé, Cia de Dança Encantar, Show Bumba Mix Brasil e ainda os ritmos do Boi de Nina Rodrigues para fechar a noite com chave de ouro. No Barracão do Forró, o show fica por conta dos artistas Raimundinho e Forró Pé no Chão.

0 comentários:

Postar um comentário