segunda-feira, 10 de julho de 2017
A Feirinha São Luís, que acontece todos os domingos das 7h às 15h na praça Benedito Leite, Centro de São Luís, é mais uma opção de lazer durante o periodo de férias para as famílias ludovicenses e turistas que vistam a capital. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), soma-se às demais opções de lazer e culturais da cidade com uma programação que tem como atrativos apresentações culturais, gastronomia, exposição de livros e produtos da agricultura familiar e de artesãos da ilha. 

"A população abraçou a ideia, e nós que organizamos esse evento com carinho à cada semana, agradecemos o sentimento de pertencimento do público à feirinha, que vai crescendo à cada edição. Iremos consolidar esse projeto para que ele seja permanente", disse o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues.

Presente nessa edição, o deputado federal, Everton Rocha, aprovou a iniciativa e garantiu incentivo político ao projeto. "Um projeto vitorioso, que na medida do possível vou contribuir para sua continuação, através de emenda parlamentar" afirmou o deputado.

ATRAÇÕES

As atrações culturais que se revezaram neste domingo (09), animando os presentes, foram a Banda da Feirinha, Tássia Campos com show de voz e violão, Orquestra de Violões da EMEM, Cia de Dança Encantar ao som do bumba-meu-boi, e encerrou a programação, Fabrício Estouradão e Forró Di Parêa.

A aposentada, Antônia do Socorro Ferreira de 58 anos, contou que deste a primeira edição da feirinha, tem vindo todos os domingos para a praça Benedito Leite e que pretende voltar todas as semanas. "Quem ainda não veio, está perdendo esse evento lindo, indico para todos que conheço para prestigiarem esse projeto, que está cada vez melhor", disse entusiasmada.

Alana Loiola, fisioterapeuta, foi pela primeira vez e aprovou. "A feirinha é maravilhosa, bem frequentada. Essa reunião das pessoas no centro histórico, dá uma sensação nostálgica boa, vale muito à pena, as comidas típicas, produtos orgânicos, apresentações culturais, tudo que tem de melhor no Maranhão, em um só lugar", concluiu a fisioterapeuta que levou a filha de 7 meses ao evento.

A Barraca do Chef dessa semana foi comandada pelo Chef do Restaurante Feijão de Corda, Danilo Dias, com pratos típicos, como carne de sol com queijo coalho, tortas diversas e muitos mariscos, além dos típicos acompanhamentos, vatapá, arroz baião de dois e de cuxá.

O projeto tem como principais objetivos a divulgação e comercialização do que é produzido pela agricultura familiar de São Luís e a difusão da gastronomia local.Participam da feirinha 11 polos que comercializam produtos diversos a preços competitivos distribuídos em 61 barracas, sendo 25 para produtores rurais, 25 para artesanato e 11 para gastronomia.

A iniciativa é realizada em parceria com o Governo do estado e reúne órgãos municipais, Banco do Nordeste, Governo do Estado, Supermercados Mateus, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Citelum e Associação Comercial do Maranhão (ACM). Apoiam ainda o evento, o Senac, a Academia Maranhense de Letras, e a Arquidiocese de São Luís.

0 comentários:

Postar um comentário