sábado, 15 de julho de 2017
 Ministério do Turismo é parceiro da Braztoa na premiação que incentiva os diversos segmentos do turismo a incorporarem o conceito de sustentabilidade em suas atividades

Reconhecer os benefícios de práticas sustentáveis na atividade turística é um dos objetivos do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade realizado pela Associação Brasileira de Operadoras de Turismo, em parceria com o Ministério do Turismo. A premiação tem como objetivo reconhecer e disseminar as boas práticas no turismo e as inscrições para a edição 2017 podem ser feitas até 1º de setembro.

Os candidatos devem inscrever propostas que tornem o a atividade turística cada vez mais responsável, levando em consideração os aspectos sociais, econômicos e ambientais. São reconhecidos como negócios sustentáveis no turismo àqueles que geram, além de lucro para a empresa, benefícios para a sociedade, reduzem o impacto ambiental e atingem relevância social.

Poderão concorrer a premiação deste ano os associados Braztoa como operadoras de turismo, representantes, colaboradores e convidados. Na categoria agências de viagem concorrem ao prêmio as empresas que comercializam produtos e serviços turísticos diretamente para o cliente final. Os meios de hospedagem podem disputar a premiação em duas categorias: hotéis, pousadas e demais serviços de hospedagem; e resorts, que terão avaliação exclusiva a partir desta edição.

Também podem se candidatar ao prêmio de sustentabilidade os parceiros do turismo, como operadoras de turismo não associadas à Braztoa, companhias aéreas, locadoras de veículos, fundações, associações, organizações governamentais e do terceiro setor.

Iniciativas submetidas por grupos de alunos representando instituições de ensino técnico e superior entram na disputa na categoria projetos inovadores. A premiação de cada categoria inclui troféu, inserção no Mapa de Iniciativas Sustentáveis  e ampla divulgação. A proposta mais pontuada entre todas as categorias receberá premiação adicional, além do troféu PRÊMIO TOP SUSTENTABILIDADE e uma pós-graduação a distância sobre Inovação e sustentabilidade.

Desde 2012, o prêmio já reuniu mais de 200 iniciativas, sendo 56 delas premiadas. A disputa tem mobilizado empresas, prestadores de serviços e instituições de ensino em todas as regiões do Brasil.

Os vencedores são escolhidos por um júri especializado formado pelas principais instituições relacionadas ao turismo sustentável, como Organização Mundial do Turismo (OMT), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e Ministério do Turismo.

MAPA INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS - Todas as inciativas de turismo sustentável, premiadas no concurso Braztoa, desde a primeira edição, podem ser visualizadas no Mapa do Turismo Sustentável lançado em agosto do ano passado durante os Jogos Olímpicos – Rio 2016. “A ferramenta, disponível em três idiomas, serve como fonte de consulta para turistas nacionais e internacionais que buscam por experiências de viagem mais sustentável”, destacou Isabel Barnasque, da coordenação geral de turismo responsável do MTur.

"Um exemplo da importância de identificar essas iniciativas no turismo é o reconhecimento e promoção internacional do vídeo do vencedor - Top de Sustentabilidade em 2016 - nas mídias sociais da Organização Mundial do Turismo”, conclui Isabel.

O vídeo, produzido anualmente pelo Ministério do Turismo, é mais um benefício oferecido ao ganhador que se destaca entre as categorias do Prêmio, reiterou a Coordenadora do Ministério e jurada do Concurso. Ela destaca que a divulgação das boas práticas reconhecidas no Brasil incentiva outros empreendimentos a adotarem a sustentabilidade como premissa.


Fonte: Ministério do Turismo

0 comentários:

Postar um comentário