terça-feira, 25 de julho de 2017
Da organização ao levantar das cortinas o sucesso de todo espetáculo teatral depende de profissionais que, mesmo não estando nos palcos, são fundamentais no processo de criação, execução e exibição das peças. Durante a turnê realizada em 10 cidades do Maranhão no mês de julho, artistas que cuidam do cenário, iluminação, som, figurino, foram decisivos para levar magia e encantamento a milhares de pessoas que assistiram aos espetáculos ‘Sganarelle e o Amor de Suzete’ e ‘Pão com Ovo’, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio do Mais Cultura e Turismo: Teatro.

Responsável pela construção do cenário da peça ‘Sganarelle e o Amor de Suzete’, o artista plástico Wanderson Silva, há quatro anos integrando a equipe da Cia Cambalhotas, aprimora seu trabalho de criação a cada espetáculo. “É simplesmente maravilhoso poder ver o sorriso no rosto das crianças e dos adultos, me sinto grato pela recepção do público. Eu desenvolvo máscaras e outros utensílios desde que me entendo por gente. Faço vários estudos para aperfeiçoar a cada dia o meu trabalho”, afirma Wan.

A arte de Wanderson não passou desapercebida para Herbeth Rodrigues, promotor de vendas, 29 anos, que assistiu aos espetáculos pela primeira vez na noite de domingo (23) em Anajatuba. “Vai ficar para sempre na minha memória. As danças, os figurinos, as máscaras, tudo vai ficar guardado”, destacou Herbeth Rodrigues.

Para o técnico de som da peça ‘Pão com Ovo’, o sucesso alcançado pelos espetáculos comprova a necessidade de mais cultura para todos. "Penso que a cultura não deveria ser algo segmentado ou inatingível. Textos bons, como estes que estão sendo trabalhados pelas companhias Cambalhotas e Santa Ignorância devem, sim, alcançar a todas as camadas e é isto que vemos aqui", afirmou.

Outro elemento fundamental na apresentação dos espetáculos, a iluminação, conta com o trabalho de Edmar ‘Marmitinha’, iluminador de palco que acompanha as companhias de teatro. "É um prazer trabalhar com essa equipe. São 19 dias na estrada e eu já me sinto parte da família. Meu trabalho interfere diretamente no trabalho dos fotógrafos. Quando eu jogo a luz no público já consigo ver o sorriso no rosto do nosso fotógrafo. Estou sempre pronto para dar o melhor de mim para o espetáculo", comenta.

Após a apresentação em Anajatuba, a recepcionista Larissa Dutra, de 24 anos, aplaudiu de pé os espetáculos. “Hoje a cidade vai dormir mais relaxada, mais feliz. Esse projeto é muito bom, porque as cidades ganham vida em noites como essas, as pessoas sempre lembram desses eventos, é uma benção enorme tê-los aqui em Anajatuba”, afirma Larissa, emocionada. 

Para a atriz da Cia Cambalhotas, Marlucie Emily, é muito importante fazer parte do projeto. "É maravilhoso contribuir com o objetivo de democratizar a cultura no Estado e fazer com que as pessoas vejam aquilo que sempre foi direito delas e que agora elas podem ter acesso". O Mais Cultura e Turismo Teatro encerra a turnê nesta semana com apresentações nas cidades de Coroatá e Vargem Grande.

0 comentários:

Postar um comentário