quinta-feira, 17 de agosto de 2017
Sondagem do MTur avalia a perspectiva de viagem em universo de seis meses e mostra que o interesse dos jovens em viajar no período cresceu 10 pontos percentuais

Pesquisa do Ministério do Turismo, realizada em julho, revela que foi entre os jovens que mais cresceu a intenção de viajar nos próximos seis meses. Se em 2016, neste mesmo período, apenas 18,5% das pessoas com idade até 35 anos faziam planos de viagem, hoje são 28,4%, o maior avanço entre as quatro faixas etárias pesquisadas.

O estudo traz informações interessantes sobre os hábitos de viagem dos jovens brasileiros. Apesar de boa parte continuar preferindo utilizar o avião como meio de transporte (71,4%), cresceu o número de viajantes que pretendem usar o carro no próximo deslocamento (17,8%).  

A sondagem mostra também que somente neste grupo, de pessoas de até 35 anos, verificou-se aumento no propósito de viajar de carro. Nas demais faixas etárias cresceu o interesse pelo avião, na comparação com julho do ano passado. Os jovens estão na dianteira também, junto com as pessoas de 45 a 60 anos, na opção pelo ônibus, 8,2%.

Quando o assunto é hospedagem, a casa de parentes e amigos nas viagens deverá ser cada vez mais utilizada, 28,9%, ou seja, 8,5 p.p. a mais do que o verificado no mesmo período do ano passado. A busca por hotéis e pousadas apresentou queda de 24,5 p.p., chegando a 48,9% dos entrevistados.

A pesquisa Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem do Ministério do Turismo revela, ainda, que houve estabilidade na intenção de viagem do brasileiro. O percentual de potenciais viajantes para o período de seis meses chegou a 21,8%, contra 21,9% do julho do ano passado. Deste universo, 75,4% farão viagens pelo Brasil e a maioria, 47,3%, têm como destino o Nordeste. Seguido do Sudeste (25%), Sul (14,4%), Centro-Oeste (7,1%) e Norte (6,2%).

As faixas etárias pesquisadas pelo Ministério do Turismo, nesta sondagem mensal, são de até 35 anos, de 35 a 45 anos, de 45 a 60 e acima de 60 anos. As cidades de coleta de informações são: Brasília, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Belo Horizonte.

ID JOVEM - Pensando nos viajantes mais jovens, a Caixa Econômica Federal conta com o Programa Identidade Jovem que garante viagens gratuitas para pessoas de 15 a 29 anos, que ganham até dois salários mínimos. A iniciativa é válida para viagens de ônibus, trens e embarcações

Para ter acesso, o jovem precisa estar inscrito e com registro atualizado no Cadastro Único do Governo Federal há, no mínimo, 24 meses. A partir daí o Número de Identificação Social (NIS) é usado para acessar o aplicativo ou site do programa. O NIS pode ser encontrado no Cartão Cidadão, extrato do FGTS, ou na Carteira de Trabalho.

São oferecidas duas vagas de graça para os jovens e mais 50% de desconto em outras duas poltronas, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas. A reserva de assentos é válida até 3 horas antes da partida do transporte. O critério para uso do benefício é fazer viagens entre estados, não podendo ser utilizado para locomoção em cidades de um único estado ou dentro dos municípios.

Fonte: Agencia do MinTur
Foto: Paulino Menezes

0 comentários:

Postar um comentário