sexta-feira, 11 de agosto de 2017
Com o clima quente as ruas tornam-se o lugar das brincadeiras de muitas crianças e adolescentes. E qual criança não gosta de montar e ver a sua pipa rodopiando no ar? Mas se a brincadeira não tiver o cuidado, há um perigo escondido nesse colorido do céu: a fiação elétrica.

A Companhia Energética do Maranhão - Cemar durante palestras em escolas e nas comunidades vem alertando ao longo do ano pais e alunos sobre os cuidados com a rede elétrica. Ao deixar uma pipa enroscar na fiação, tanto as crianças quanto a população do bairro pode ser afetada.

“A brincadeira de soltar pipa é muito divertida, mas oferece grandes riscos se não for feito de forma responsável. Por este motivo é importante tomar alguns cuidados, inclusive ao atravessar a rua correndo, os atropelamentos são comuns devido a este tipo de brincadeira. Ficando atento as dicas de segurança da Companhia é só aproveitar e se divertir” explica Francisco Ferreira, executivo de Segurança da Cemar.

E quando as pipas ficam enganchadas na fiação?  A orientação é que não tentem tirar essa pipa, principalmente com fios metálicos ou arames. Pois muitas vezes a criança percebe que pode pegar, sem medir esforços e é extremamente perigoso, sendo um risco até fatal.

Lembrando que é proibido invadir subestações para tentar recuperar pipas que tenham caído nestas instalações.

O melhor é que essas brincadeiras sejam feitas em locais que não tenham rede elétrica próxima, preferencialmente em campos abertos, praias ou parques. A Companhia periodicamente tem feito manutenção na rede elétrica, inclusive fazendo a limpeza desses cabos.

Em caso de acidente com choque elétrico, nunca toque na vítima e não fique próximo de fios e objetos que estejam em contato com ela. Chame o Samu no 192 ou Corpo de Bombeiros 193, comunique a Cemar através do 116 e informe a situação com o local exato e ponto de referência.

Observe o comparativo do número de ocorrências de pipa na rede registradas pela Cemar em todo Maranhão.

Resumo Cemar
Resumo Cemar







ANO
JAN
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
Total
2015
154
144
124
172
188
266
570
1618
2016
163
360
276
128
133
207
383
1650
2017
82
144
137
121
138
375
636
1633



Pipa na rede = interrupção no fornecimento

Além da segurança das crianças que gostam de soltar pipa, há também os prejuízos materiais e financeiros. Soltar pipa embaixo da rede elétrica pode provocar curto-circuito e desligamentos na redes de distribuição, caso ela enrosque na fiação.

Outra preocupação é em relação ao cerol, mistura cortante feita com cola, vidro e restos de materiais condutores, que é um dos principais causadores das interrupções no fornecimento da energia. Geralmente provocam curto circuito e até o rompimento dos cabos, podendo causar um grave choque elétrico ou até mesmo fatal.

0 comentários:

Postar um comentário