quarta-feira, 23 de agosto de 2017
Seminário com foco na formação de professores para a educação especial ocorrerá no dia 24 de agosto no Campus Monte Castelo.

Buscando aprimorar o ensino destinado aos alunos com deficiência, será realizado nesta quinta-feira, dia 24 de agosto, o I Seminário sobre Formação de Professores de Ciências e Matemática para Inclusão do Público Alvo da Educação Especial (Semfipe). O evento, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática e Educação Especial, vai acontecer no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Monte Castelo. 

O seminário tem como tema “Educação Especial, Educação Inclusiva e Formação de Professores de Ciências e Matemática: caminhos percorridos, desafios e perspectivas”. O público-alvo são os professores da educação básica, de disciplinas como Matemática, Química, Física, Biologia etc., e alunos de licenciatura das áreas de ciências e matemática. Podem se inscrever estudantes e profissionais de outras instituições de ensino público e particulares, em especial os pertencentes ao quadro de alunos e servidores do IFMA.

Lançamento de livro

Na programação do seminário está previsto o lançamento do livro “Um olhar inclusivo sobre o ensino das Ciências e da Matemática”, do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática e Educação Especial. A publicação, que é organizada pelos professores do IFMA Regiana Sousa Silva e Fábio H.S. Sales, reúne resultados de pesquisas, trabalhos e experiências realizados pelo grupo, que visam contribuir com o ensino da Biologia, da Química, da Física e da Matemática. Os textos buscam articular teoria e prática, buscando contribuir com novas reflexões das práticas educativas de professores formadores, alunos em formação e professores destas áreas atuantes em salas regulares da Educação Básica das escolas públicas e particulares.

O livro, publicado pela Editora Appris, será comercializado no local. Também é possível adquirir um exemplar pelo site da editora.

​Serviço

Livro: “Um olhar inclusivo sobre o ensino das Ciências e da Matemática”

Número de Páginas: 225

Ano da edição: 2017

Um olhar inclusivo sobre o ensino das Ciências e da Matemática trata da perspectiva de ensino baseada na inclusão. Traz inicialmente reflexões que conduzem o leitor a adentrar no campo da Educação Especial, revisitando o seu histórico e o lugar da deficiência ao longo das civilizações humanas.  Na sequência, apresenta alguns esclarecimentos sobre a deficiência visual no sentido de favorecer a compreensão dos professores e orientá-los na tomada de decisões em sala  de aula com vistas a melhor atender às demandas específicas dos alunos com deficiência visual. Complementarmente, trata dos conceitos sobre a Tecnologia Assistiva (TA), buscando compreender e desmistificar a sua utilização no processo de ensino-aprendizagem. Como foco central, destacam-se no livro os resultados e discussões de pesquisas, nas quais foram apresentadas sugestões metodológicas e recursos adaptados, devidamente validados por alunos com deficiência visual, com vistas a favorecer o processo de aprendizagem da Química, Física, Biologia e Matemática e, portanto, de inclusão escolar, social e cultural dos alunos em pauta.

Programação

8h às 9h – Credenciamento

9h às 9h30 – Apresentação Cultural

9h30 às 10h – Abertura

10h às 10h50 – Palestra: A formação de professores em educação especial: compreendendo a história para melhor corresponder às demandas do tempo presente. Palestrante: Profa MsC. Regiana Sousa Silva.

10h50 às 11h05 – Intervalo.

11h05 às 12h – Palestra: “Experiências de inclusão em Ciências e Matemática na Educação Básica”. Palestrante: Prof. Dr. Rogério de Mesquita Teles.

12h às 14h – Intervalo.

14h às 15h20 – Mesa Redonda: “Formação inicial de professores de ciências e matemática para a inclusão do público alvo da educação especial”. Componentes: Profa MsC. Joseanne Levi (IFMA); Profa Dr. Kaciana Rosa (UFMA); Profa MsC Marilda de Fátima Lopes Rosa (UEMA). Coordenação: Profa MsC. Marise Piedade Carvalho.

15h20 às 15h45 – Debate.

15h45 às 16h – Intervalo.

16h às 16h50 – Palestra de Encerramento. Tema: Perspectivas para a formação de professores de Ciências e Matemática para a inclusão. Palestrante: Prof. Dr. Gérson de Souza Mól (UnB).

17h às 17h30 – Apresentação Cultural

17h30 – Lançamento do livro “Um olhar inclusivo sobre o ensino das Ciências e da Matemática”.

0 comentários:

Postar um comentário