domingo, 27 de agosto de 2017

"Caminhando juntos pela vida, somos mais forte". O tema da reflexão do capelão Zaquel Barros, durante a solenidade de abertura da celebração pelo terceiro aniversário do Hospital de Câncer do Maranhão, resume a missão da unidade no cuidado ao paciente oncológico. Na última sexta-feira (25), mensagens de reflexão, músicas e homenagens transformaram o cenário do ambiente hospitalar.

A unidade, referência no tratamento de pacientes com câncer, realizou 108.786 atendimentos de urgências oncológicas, entre agosto de 2014 e julho de 2017. A diretora administrativa da unidade, Sheila Godinho, destacou que o aumento de pessoas acolhidas tem contato com investimentos na assistência ao paciente. “O governo é muito sensível as necessidades do hospital. Acabamos de adquirir o concentrador de oxigênio, que permite ao paciente a continuidade do tratamento em casa, saindo do ambiente hospitalar. O Hospital de Câncer é a primeira unidade pública do estado a adquirir o aparelho”, celebrou.

A gerente de Gente e Gestão, Vivian Pacífico, trabalha ações que resultem na melhoria das relações de trabalho e, consecutivamente, na humanização do serviço da unidade. “Não há como excluir os profissionais da celebração. O tempo todo pensamos em como melhorar o serviço aos pacientes, e isso começa no cuidado com o servidor, a promoção de atividades integrativas e o reconhecimento profissional”, contou.

Durante a celebração de aniversário, os funcionários do hospital prestaram homenagem a 34 colegas pela dedicação ao serviço e exemplo no relacionamento com os demais companheiros de trabalho. O técnico em radiologia, Valdemir Pires, de 66 anos, foi um dos homenageados. “Eu trabalho há 34 anos aqui. Não perdi o comprometimento com o paciente, e também tenho respeito e trato bem as pessoas com quem trabalho. Esse reconhecimento é uma honra”, disse emocionado. 

O Coral Canta Geral, formado por funcionário da unidade, ficou responsável por animar a celebração, encerrada com aplausos, abraços e corte do bolo.

Caminhada

No sábado (26), funcionários e familiares estiveram unidos numa caminhada na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea, a partir das 15h. A programação encerrou as atividades comemorativas ao aniversário. Os inscritos realizaram a doação de 1kg de alimento para ajudar a Fundação Antonio Brunno, instituição filantrópica que acolhe pessoas do interior em tratamento oncológico na capital. 

Casa de Apoio

A reforma de imóvel para instalar a Casa de Apoio do Hospital de Câncer do Maranhão (HCM), em São Luís, segue a todo vapor. A unidade vai estender a assistência humanizada, também, aos acompanhantes dos pacientes internados na unidade de referência estadual, na maioria dos casos, residentes do interior do estado.

0 comentários:

Postar um comentário