terça-feira, 8 de agosto de 2017
Formato de estágio possibilita a aprendizagem em serviço, aliando teoria e prática

Natural de Paraguaçu Paulista, Evandro Camargo, estudante do nono período de medicina da UFMA, estava atento à palestra sobre estrutura e funcionamento do HU-UFMA e saiu com a melhor impressão possível. “Ficamos sempre tão envolvidos com os conteúdos que acabamos não tendo essa visão macro do hospital”, disse empolgado. Camargo, de 38 anos, estava entre os 53 acadêmicos do curso que foram recebidos durante o IX Seminário de Acolhimento e Ambientação para Alunos do Internato, realizado ontem, na Unidade Presidente Dutra.

O internato hospitalar corresponde a um estágio obrigatório nos últimos dois anos do curso de graduação em medicina. Possibilita ao aluno a vivência nas áreas de saúde coletiva, clínica médica, pediatria, ginecologia, obstetrícia e cirurgia geral. Nele, o acadêmico tem supervisão direta de um médico responsável pelo serviço e é acompanhado por residentes. Objetiva adquirir a experiência para tomar decisões clínicas e a destreza em procedimentos médicos.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, destacou a integração que vem ocorrendo entre o HU e o curso de Medicina. “Temos uma grande responsabilidade como hospital universitário, uma vez que a nossa principal missão é formar pessoas e hoje vocês terão a oportunidade de estagiar no maior hospital da rede MEC. Chegamos a esse patamar graças a um trabalho contínuo de toda uma equipe que luta por uma educação de qualidade. O bom relacionamento entre o HU e a coordenação do curso de Medicina garante um formato único de internato, o que favorece a melhoria do ensino na instituição”. 

A coordenadora do Internato, Adriana Reis se colocou à disposição dos alunos durante o período que passarão pelo Hospital Universitário. “O Internato oferece ao aluno a possibilidade de atuação nos diferentes níveis de atenção à saúde através do contato com problemas reais, para que possa assumir responsabilidades crescentes como agente prestador de cuidados e atenção”, enfatizou. 

O evento de acolhimento também contou com a presença da gerente de Ensino e Pesquisa, Rita da Graça Carvalhal; da gerente de Atenção à Saúde, Maria do Carmo Lacerda Barbosa; da chefe do Setor de Regulação, Silvia Helena Cavalcante; da coordenadora do curso de Medicina, Rosangela Cipriano; e da chefe do Departamento de Medicina III, Marizélia Ribeiro, que foram dar as boas-vindas aos novos alunos do internato.

0 comentários:

Postar um comentário