sexta-feira, 4 de agosto de 2017
O projeto Feirinha São Luís, realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), continuará durante todo o mês de agosto. A nona edição acontece neste domingo (6), das 7h às 15h, na Praça Benedito Leite (Centro).

Com um público cada vez maior, a Feirinha São Luís é ponto de encontro de amigos e familiares que podem curtir o domingo com segurança, dado o policiamento feito no local. A iniciativa também tem movimentado o turismo na capital. "O projeto tem dado certo, beneficiando principalmente nossos agricultores, como era nosso objetivo inicial, aumentando o escoamento da produção rural. Além disto, reunimos artesãos, artistas, culinaristas e escritores locais para ter também a oportunidade de apresentar e vender o que de melhor é produzido em nossa cidade", destaca o secretário da Semapa Ivaldo Rodrigues.

A comercialização dos produtos da agricultura familiar é o foco do projeto, mas não é o único atrativo para quem visita o espaço. As apresentações culturais também estão presentes em todas as edições da Feirinha.

Nesta nona edição a Banda da Feirinha começa às 8h, seguida do tambor de crioula Pungar da Ilha, às 9h. Mario Fernando entra às 10h com show voz e violão; a sequência, ás 11h, o Boi Upaon Açu. Ao meio dia se apresenta o grupo 1,2,3 com Tássia Campos, Mila Camões e Camila Boueri. Forró do Xeleleu encerra a programação às 14h com pé de serra.

A professora Alcenildes Correa Reis, já esteve presente em quatro edições da Feirinha e pretende voltar. "Eu gosto demais, tudo aprovado, da comida às atrações culturais, eu indico pra quem ainda não veio, que pode vir, tem tudo de bom que uma boa feirinha pode oferecer, além de valorizar os artistas locais. A Prefeitura está de parabéns", afirmou Alcenildes.

GASTRONOMIA

As 25 barracas de comidas são um dos pontos mais movimentados do projeto, que além dos tradicionais beijus recheados, pasteis com caldo de cana, juçara com camarão, tortas salgadas, bolos, caldos, geleias, biscoitos e tudo que o paladar desejar, tem ainda o espaço dos food trucks, que à cada edição vem somando ao espaço.

Como se já não bastassem todas essas opções de dar água na boca, a cada edição um chef de cozinha é convidado para comandar a queridinha Barraca do Chef, que nessa edição traz Paulo Coimbra da Cozinha Coimbra. No menu, pratos regionais como mocotó, e filé de peixe serra com arroz de cuxá e farofa.

Participam da Feirinha 11 polos que comercializam produtos diversos a preços competitivos distribuídos em 61 barracas, sendo 25 para produtores rurais, 25 para artesanato e 11 para gastronomia.

A iniciativa tem apoio do Governo do Estado, reunindo órgãos municipais, Banco do Nordeste, Supermercados Mateus, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Citelum e Associação Comercial do Maranhão (ACM). Apoiam ainda o evento, o Senac, a Academia Maranhense de Letras, e a Arquidiocese de São Luís.

0 comentários:

Postar um comentário