quarta-feira, 2 de agosto de 2017
De acordo com o bom jornalismo, e o direito ao contraditório pela matéria/vídeo publicado neste Blog no dia de hoje, (02/08) com o titulo de: "Confusão na BR 230 no Maranhão pode provocar baixa nos índices do turismo em Carolina e na região”, que leva à “indução”, de uma politica equivocada para o turismo no município de Carolina.

Em contato com este Jornalista, o Sr. Leonardus Amorim Borges, secretário de turismo de Carolina, expôs os fatos e a necessidade do disciplinamento das novas diretrizes de turismo do município.

Segundo Leonardus, a fiscalização que começou a se fazer em Carolina, segue padrões estabelecido pelo Ministério do Turismo, e que a presença da Policia Militar na área, era simplesmente para manter a ordem, uma vez que a fiscalização era de conscientização, sem aplicação multas.

A resposta de Leonardus será mostrada, ipsis litteris em texto abaixo:

Aconteceu no dia 28 de julho no município de Carolina o início da fiscalização dos transportadores turísticos como uma das ações rumo à regulamentação do setor do turismo no município de Carolina.

Segundo o Ministério do Turismo, através da portaria nº 27, de 30 de janeiro de 2014, toda excursão de âmbito nacional deve ter o acompanhamento de 2 (dois) profissionais da área do turismo. 

São eles:O Guia de Excursão Nacional que acompanha o grupo da sua cidade de origem ao destino e o;Guia Regional que passa a acompanhar o grupo nos atrativos.

Ainda segundo o Ministério do Turismo, parágrafo único: “A ação de fiscalização, aplicação de penalidades e arrecadação de receitas poderão ser delegadas a órgãos e entidades da administração pública, inclusive das demais esferas federativas”.

Em abril de 2017, a Câmara Municipal de Carolina aprovou a Lei 554/17 que trata de especificar a lei federal que teve como objetivo capacitar ainda mais os profissionais guias de turismo com treinamento mais adequado à condução de visitantes no nosso destino, a exemplo do curso de primeiros socorros que capacitou 53 guias de turismo no mês de junho do corrente ano.

Na última blitz que aconteceu nas proximidades do trevo saída para o município de Balsas, a SETUR solicitou o apoio da polícia militar para a manutenção da ordem local e não para autuação de multas. Estavam presentes o Secretário Municipal de Turismo, Leonardus Borges e guias locais de turismo.

Cabe ressaltar que nenhuma multa foi aplicada nem para os organizadores de excursão, tão pouco para os nossos visitantes. Nesse sentido, a blitz teve um caráter informativo e de conscientização. Outro aspecto que deve ser observado é que o acréscimo no valor do pacote em função da contratação de um guia local é de apenas 3,33 e que esse profissional prestará os seguintes serviços:

- Atividade de primeiros socorros no atrativo;
- Ação de sensibilização acerca da preservação do patrimônio natural e cultural;
- Atividade de city tour no centro histórico de Carolina e ainda atividades de animação de grupo nos atrativos.

A contratação de guias locais é uma realidade há décadas nas localidades de Bonito-MS, (exemplo de organização do setor do turismo), no nosso vizinho Parque Nacional do Jalapão – TO, além de outros destinos brasileiros hoje considerados inteligentes e sustentáveis.

Certamente entendemos que a atuação regulamentada do profissional guia de turismo irá valorizar a experiência turística além de contribuir para geração de emprego e renda no município de Carolina.

Leonardus Amorim Borges
Secretário Municipal de Turismo de Carolina

0 comentários:

Postar um comentário