sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Em homenagem a um dos mais notórios jornalistas maranhenses, a Prefeitura de São Luís inaugurou a reposição do busto do jornalista Othelino Nova Alves, falecido em setembro de 1968. A solenidade, realizada no calçadão da Rua de Nazaré, onde está a imagem, ocorreu na tarde desta quinta-feira (28), com a presença do prefeito Edivaldo, autoridades políticas e familiares do homenageado, entre os quais o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto. A área onde está o busto marca o local em que o jornalista foi morto e recebeu o nome de Espaço da Liberdade.

O prefeito Edivaldo pontuou a importância do comunicador para a mídia do Maranhão, reforçando o tributo. "É uma justa homenagem a um profissional da comunicação que deixou sua marca na imprensa maranhense, se destacando como um grande ícone da expressão, da liberdade da mídia e que muito nos orgulha. Nos alegra poder imortalizar a história profissional e de vida deste destacado comunicador", pontuou o prefeito.

"Não é uma homenagem apenas ao jornalista Othelino Nova Alves, mas a todos os jornalistas que se dedicam à boa informação, no cotidiano do jornalismo para transformar os sentimentos e fatos em notícia. Meu muito obrigado e minha gratidão por esta deferência", enfatizou o deputado estadual Othelino Neto. Bastante emocionado, o deputado marcou sua fala com leitura de trecho da notícia publicada no Jornal Pequeno referente à morte de seu avô, na edição de 1º de outubro de 1968.

Estiveram presentes à solenidade de entrega do busto os deputados estaduais Edivaldo Holanda,Glalbert Cutrim e Rafael Leitão; os deputados federais Juscelino Filho e Weverton Rocha; familiares do homenageado; e colegas da imprensa, entre eles o diretor do Jornal Pequeno, Lourival Bogea e o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís, Douglas Cunha.

O diretor geral do Jornal Pequeno, Lourival Bogea, empresa onde o jornalista homenageado militou por anos no fazer jornalístico, esteve presente à solenidade e parabenizou a iniciativa. "É uma memória que precisava ser preservada e ser contada às novas gerações. Othelino Alves foi aguerrido e destemido e deixou sua valorosa marca no jornalismo maranhense", enfatizou Bogéa. Ele estava acompanhado da presidente do jornal, Hilda Bogéa.

"É o reconhecimento do trabalho do Othelino Alves como jornalista destemido que não se curvava aos poderosos e revolucionou a sua época, promovendo a defesa do cidadão", reforçou o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís, Douglas Cunha. Othelino Nova Alves era cearense, radicado no Maranhão e presidiu o Sinjor-SLZ na década de 1960.

Ao final da cerimônia, prefeito e familiares do jornalista fizeram o desenlace da fita marcando a entrega do busto.

RESTAURAÇÃO

O busto, que é de bronze, foi totalmente restaurado seguindo normas de conservação, manejo e limpeza. Recebeu ainda polimento e teve traços de corrosão removidos. A escultura estava guardada nas dependências da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph).
"Esta ação vai fazer com que a cidade e seus cidadãos conheçam a personalidade que foi o jornalista Othelino Nova Alves. Era um homem e profissional grandioso e hoje representa a liberdade na fazer comunicação com este espaço que leva seu nome", destacou o presidente da Fumph, Aquiles Andrade.

O busto está instalado em frente ao Edifício São Luís, prédio de número 33, situado à Rua de Nazareth e que data de 1866. O edifício é considerado o de maior fachada de azulejaria da América do Sul. Em frente ao prédio, ocorreu o assassinato do jornalista.
A morte de Othelino Alves culminou com a criação da Lei Municipal nº 3.662, editada pelo então prefeito Jackson Lago, marcando a área como espaço da liberdade do jornalismo e símbolo da comunicação.

0 comentários:

Postar um comentário