segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Um terreno baldio no bairro Renascença que era usado como ponto irregular de descarte de resíduos sólidos e que estava degradado ambientalmente foi requalificado pela Prefeitura de São Luís com a instalação de mais um Ecoponto, o sexto em funcionamento na capital. Agora, o local é um espaço ambientalmente adequado para receber materiais recicláveis e resíduos não coletados pelo serviço de coleta convencional, como resíduos de construção civil e restos de poda e capina. O Ecoponto Jardim Renascença fica localizado na Rua Netuno, s/nº, Renascença II, próximo à Paróquia São Paulo Apóstolo.

A instalação desses equipamentos urbanos para a melhoria da qualidade ambiental da cidade segue determinação do prefeito Edivaldo. O local foi trabalhado para oferecer à população um espaço de limpeza e descarte adequado desses resíduos, sem poluir, voltado para o descarte adequado de materiais inertes e inservíveis como madeira, vidro, plástico e papelão.

"O Ecoponto é um local limpo, sem odor, sem a geração de poluentes para o solo e água da região, por isso, ele melhora a qualidade ambiental do seu entorno", informa Carolina Estrela, presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís.

Entregue semana passada, no seu primeiro dia de funcionamento, apenas nas primeiras horas da manhã, carroceiros e donos de lojas de materiais de construção utilizaram a área para o descarte de resíduos. Durante o descarte, eles foram orientados por um agente de limpeza, que informa onde e como deve ser acondicionado cada tipo de material. Toda pessoa que for fazer o descarte no local receberá as mesmas orientações.

Júlio Campos, sub-síndico do condomínio Alphaville, que fica na Rua dos Rouxinóis, no Renascença, lembra como era a área antes da instalação do Ecoponto. "Esta área era um depósito de entulhos em geral. Eu mesmo reclamava muito com os carroceiros para que eles parassem de trazer entulho para cá. Agora com o Ecoponto a gente que mora nesse entorno não teremos mais que nos preocupar com isso", disse.

BAIRROS

O Ecoponto do Jardim Renascença vai atender à demanda de sete bairros da região: São Francisco, Renascença, Conjunto São Marcos, Ponta do Farol, São Marcos, Jaracati e Calhau. Ele foi entregue pela Prefeitura de São Luís à população no dia 6 deste mês. O local funciona de segunda-feira à sábado, das 7h às 19h.

A localização do Ecoponto é estratégica, uma vez que fica em terreno de propriedade do município e próximo de outros pontos de descarte, atendendo, assim, toda a região do seu entorno. A escolha do local onde é implantado um Ecoponto leva em consideração sua capacidade de atender à demanda do descarte irregular de resíduos de uma determinada região, contribuindo, assim, para a eliminação de pontos irregulares de depósito de resíduos sólidos em determinada área.

BENEFÍCIOS

Os Ecopontos são uma iniciativa da Prefeitura de São Luís para diminuir os pontos de acúmulo de resíduos em locais inadequados na capital. Na medida em que oferecem alternativas ao descarte irregular, esses equipamentos também contribuem para a diminuição dos criadouros do mosquito Aaedes aegypti e, por consequência, das doenças causadas pelo inseto, como zika vírus, chikungunya e dengue.

Carolina Estrela ressalta que os Ecopontos são indispensáveis para promover a qualidade da saúde dos moradores do seu entorno, a limpeza da cidade e a preservação do meio ambiente. "Os Ecopontos têm dado muito certo nesse processo de melhoria da limpeza pública da cidade. Temos registrado grandes avanços nesse setor. Quando fazemos os estudos de impactos de vizinhança percebemos que o projeto é positivo não apenas para o bairro onde é instalado, mas também para as comunidades adjacentes", explicou.

O projeto de criação dos Ecopontos foi desenvolvido para atender os geradores e transportadores de pequena quantidade de resíduos, com volumes inferiores a 2m³, transportados por veículos como pick-up, carrinhos de mão ou carroças. A instalação dos Ecopontos atende, ainda, aos ditames estabelecidos na Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade de concessão para execução de serviços de limpeza pública e manejo de resíduos sólidos, firmada pela Prefeitura com a empresa São Luís Engenharia Ambiental.

SAIBA MAIS

Que materiais são recebidos nos Ecopontos?
Plástico
Vidro
Papel
Metal (até 200 kg/dia por pessoa)
Gesso
Resíduos de construção civil
Resíduos de poda
Móveis velhos (até 2m³/dia por pessoa)
Pneus (2 unidades/dia por pessoa)
Óleo de cozinha (4 litros/dia por pessoa)

Onde já tem Ecopontos?
- Ecoponto da Avenida dos Africanos
Avenida dos Africanos, s/nº, Bairro de Fátima, entrada do Parque Amazonas;
- Ecoponto do Angelim
Rua 27, s/nº (antes do Makro, próximo ao Restaurante Chico Noca);
- Ecoponto do Bequimão
Avenida 1, s/nº, Bequimão;
- Ecoponto Turu
Travessa G, s/nº, Habitacional Turu;
- Ecoponto Jardim América
Avenida 03, s/nº, Jardim América (Ao lado da União de Moradores)
- Ecoponto Jardim Renascença
Rua Netuno, próximo à Paróquia de São Paulo Apóstolo

Qual o horário de funcionamento dos Ecopontos?
Segunda-feira à Sábado, das 7h às 18h

0 comentários:

Postar um comentário