sábado, 16 de setembro de 2017
Muito tem se falado sobre o problema das mudanças climáticas, contudo o mercado, além de globalizado, está cada vez mais exigente e competitivo, e vem incorporando de forma crescente a preocupação com o meio ambiente. Não só ambientalistas se engajam com a causa, mas a população como um todo.

No dia 16 de setembro é comemorado o “Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio”.

O principal objetivo desta data é conscientizar a população e governos sobre a importância da preservação da camada de ozônio, para garantir a estabilidade da vida na Terra. A camada de ozônio é uma defesa natural do planeta contra os raios ultravioletas, extremamente nocivos para os seres vivos, e ela tem sido afetada devido a um progressivo aumento na concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera, que tem provocado mudanças climáticas e o aquecimento global. Tal aumento tem sido provocado pelas atividades do homem que produzem emissões excessivas de poluentes para a atmosfera.

A criação desta data foi instituída por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1994, como celebração da assinatura do Protocolo de Montreal, que ocorreu em 1987.

Os países que assinaram este tratado internacional assumiram o compromisso de diminuir a produção de CFC’s (clorofluorcarbonetos) e outras substâncias responsáveis pela destruição da camada de ozônio.

Acompanhando esta tendência, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou nos últimos anos três programas de certificação na área da sustentabilidade que podem ajudar às organizações a terem um melhor desempenho no mercado.

Os programas são:

Rotulagem Ambiental: fornece uma certificação de produtos/serviços que tenham menos impacto no meio ambiente;
Verificação de Inventários de Gases de Efeito Estufa: permite às empresas conhecerem suas emissões de GEE e, assim, tomarem ações para a redução destas emissões;
Pegada de Carbono: é uma certificação de produtos com base nas emissões de gases de efeito estufa geradas ao longo de todo ciclo de vida do produto.

Os programas de certificação da ABNT são diferentes ferramentas que uma empresa pode selecionar para buscar e demonstrar que o seus produtos, processos e serviços impactem menos o meio ambiente, ou seja, que sejam mais sustentáveis.

Para conhecer melhor cada um deles, acesse o site www.abntonline.com.br/sustentabilidade.

Normas Técnicas – Além dos programas de Certificação, a ABNT possui o Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental, que é responsável pela normalização no campo de ferramentas e sistemas de gestão ambiental. Excluindo-se métodos de ensaios relativos a poluentes, qualidade da água, qualidade do solo e acústica; fixação de valores limites em matéria de poluentes ou de efluentes; fixação de níveis de desempenho ambiental; e normalização de produtos.

São cerca de aproximadamente 34 normas sobre o assunto. A participação nos Comitês Brasileiros e Comissões de Estudo da ABNT é voluntária e aberta a qualquer interessado. Para participar do ABNT/CB-038 envie um email para


Cursos – Também são oferecidos 38 cursos de temas relacionados ao assunto na grada de ABNT. Para saber as datas e locais basta acessar o sitewww.abnt.org.br/catalogo, selecionar a aba de cursos e procurar pelo tema Meio Ambiente.


Sobre a ABNT

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

0 comentários:

Postar um comentário