segunda-feira, 25 de setembro de 2017
A iniciativa começou no Centro Pedagógico Paulo Feire, reuniu 40 alunos de diversos cursos e vai até esta terça feira (26)  

São Luís - O Sebrae no Maranhão implantou uma nova metodologia do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) no estado. Trata-se do SEBRAE Experience, que foi desenvolvido em 2017 e está sendo aplicado em grupo de 40 estudantes de diversos cursos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Na abertura da ação, que aconteceu nesta segunda-feira (25), na Cidade Universitária do Bacanga, no Miniauditório 109/110 Sul, do Centro Pedagógico Paulo Freire, a reitora da UFMA, Nair Portela, que também é conselheira do Sebrae no Maranhão, disse que o Sebrae Experience é oportunidade inovadora. “Este é uma iniciativa inovadora e traz a visão empreendedora para dentro da universidade, o que agrega muito a formação do nosso aluno”, afirmou a reitora.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae, João Martins, a ferramenta foi planejada e desenvolvida dentro do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) para estimular e desenvolver um comportamento empreendedor.

“O Brasil precisa de profissionais empreendedores, criativos e inovadores e o Sebrae Experience vem ao encontro desta necessidade dos nossos estudantes universitários, que potencialmente são as futuras lideranças do nosso país e não poderíamos dar o ponta pé inicial em um local melhor do que a UFMA, que é referência em ensino superior no estado”, disse Martins.

Um dos 40 estudantes que fizeram parte da inciativa, Danilo Augusto Bict, de 21 anos, afirmou, na abertura do evento que a expectativa é grande. “Acredito que será algo que irá melhorar a minha formação e nos mostrar como transformar uma ideia em um negócio. Acredito que o empreendedorismos gerará mais empregos,mais oportunidades e mais trabalho”, disse.

EXPERIÊNCIA

O SEBRAE Experience é uma ação intensiva do PNEE focado em universitários, que são estimulados a desenvolver um comportamento empreendedor, criativo e inovador. Os estudantes terão oportunidade de transformar suas ideias de negócios em modelos mais palpáveis, identificando diferentes formas de empreendedorismo. O curso se estende até esta terça-feira (26).

Durante dois intensos dias os universitários vivenciam os passos para modelagem de negócio e saem mais preparados para identificar novas oportunidades no mercado. De uma forma divertida, mas bastante intensa, as características do comportamento empreendedor são trabalhadas ao longo do processo de modelagem de negócios. 

“Durante o Sebrae Experience terão a oportunidade de fazer a modelagem do seu negócio, utilizando a metodologia de planejamento, Canvas. A partir dessa modelagem, será possível verificar a viabilidade do negócio. Durante os dois dias da ação, os estudantes irão trabalhar em equipes, uma das habilidades empreendedoras que esperamos desenvolver nesses alunos. Após o pitch de cada equipe, serão eleitas as ideias mais interessantes e ao final do evento, uma banca examinadora irá escolher a melhor ideia de negócio”, explicou Raíssa Amaral, coordenadora do PNEE do Sebrae.

Hoje o Sebrae atende mais de 4 mil jovens e crianças em todo o estado por meio das diversas metodologias do PNEE, como o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). 

0 comentários:

Postar um comentário