segunda-feira, 2 de outubro de 2017
Comemorado no dia 1º de outubro, o Dia do Idoso foi celebrado também na 17ª edição da Feirinha São Luís. Na programação cultural especial voltada para a melhor idade, teve show das Frenéticas (cover) e do Boi Estrela do GEN (Gerenciamento de Envelhecimento Natural).

Maria de Fátima Ribeiro de 68 anos adorou as atrações. "Eu moro aqui no Centro e essa feirinha a cada domingo traz tanta atração boa, que não resisto e venho sempre que posso. O show das Frenéticas foi uma maravilha, me fez lembrar dos bons tempos", disse dona Maria, nostálgica.

Com o objetivo de divulgar e comercializar a produção agrícola familiar da capital, o projeto Feirinha São Luís é realizado na Praça Benedito Leite todos os domingos, entre 7h e 15h, desde o mês de junho, pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). O evento une também artes plásticas, artesanato, cultura, gastronomia e literatura.

"Mais uma edição pensada carinhosamente para o público que tem comparecido fielmente à Feirinha São Luís, que tem como principal bandeira o fortalecimento da agricultura famíliar, incentivada na gestão do prefeito Edivaldo e que visa dar oportunidade ao produtor agrícola familiar da capital de ter mais um espaço de comercialização dos seus produtos", destacou o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

Com segurança e diversão garantida, os amigos, familiares e turistas aproveitam o domingo para comprar direto dos produtores familiares as folhagens, verduras, legumes, frutas da estação, farinha, pimenta, geléia, mel, ovos de granja, e queijos. No local os visitantes têm uma grande variedade de produtos e derivados, cultivados na grande ilha de forma agroecológica, ou seja, sem a utilização de agrotóxicos, não havendo contaminação dos alimentos, do solo e nem dos lençóis freáticos.

BARRACA DO CHEF
Nessa edição quem comandou a Barraca do Chef foi Danilo Coutinho, que preparou um cardápio com delícias árabes, brasileiras e frutos do mar, com opções de sobremesas. Além da Barraca do Chef, estão distribuídas pela Praça Benedito Leite, mais 14 barracas de alimentação com comidas típicas, bolos, beiju recheado, pastéis, e 11 foodtrucks, com opções de pizza, hambúrguer, churros, pastel, churrasquinho, sanduíches, e diversas bebidas resfrescantes.

A advogada Ana Vanessa Fernandes acha importante a valorização da culinária local. "Eu adoro a comida típica de São Luís, e ver espaços em que temos tantas opções de poder degustar dessas delícias, é incentivar nosso povo a divulgar cada vez mais o que é feito de bom na cidade", disse Ana Vanessa.

PROJETO

Integram a Feirinha São Luís 11 polos agrícolas da grande Ilha, que comercializam produtos diversos a preços competitivos, distribuídos em mais de 80 pontos de comércio, movimentando o turismo na capital. A Feirinha conta com 29 barracas para produtos agrícolas, 25 para artesanato.

0 comentários:

Postar um comentário