segunda-feira, 23 de outubro de 2017
Brinquedos com materiais reciclados, artesanato sustentável e telas criadas com garrafa pet são algumas das atrações da exposição “O trabalho inspirando a arte e a vida”, que abre nesta terça-feira, 24, às 16h, na Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), equipamento cultural do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).

A mostra apresenta os trabalhos da artista plástica, poetisa e ex-gari, Gorete Pereira. A artista já tem quatro livros de poesias publicados, tendo como principal inspiração sua trajetória no dia a dia dos agentes de limpeza.

A exposição conta com 16 pinturas de tela usando garrafa pet, latinhas de refrigerantes, papel descartado e fibra de coco, brinquedos como cavalinho de pau e robô, todos construídos com garrafa pet, além de peças do artesanato tradicional como flores e bonecas.

Autora de quatro livros de poesias e diversos produtos de material reciclado, Gorete Pereira transforma lixo em obras de arte valorizando e recriando cada peça encontrada nas ruas. “Eu vejo nas minhas telas uma lição de vida, porque elas traduzem uma mensagem de sustentabilidade além de chamar a atenção para a importância de sermos responsáveis com o meio ambiente”, comenta.

Reconhecimento

A história de Gorete Pereira já lhe rendeu reconhecimento e foi uma das grandes inspirações para a sua atuação como artista plástica, artesã e poetisa. Recentemente, Gorete foi indicada para receber o Troféu Gonzagão 2018, como uma das personalidades nordestinas que se destacou com a história de vida. O evento, a ser realizado em Fortaleza, premia artistas regionais que promovem o resgate e incentivo da cultura.

O quê: Exposição de arte sustentável “O trabalho inspirando a arte e a vida”

Quando: Nesta terça-feira (24), às 16h

Onde: Biblioteca Pública Benedito Leite, Praça Deodoro, centro de São luís

0 comentários:

Postar um comentário