quinta-feira, 19 de outubro de 2017
Atividades em comemoração ao aniversário serão realizadas hoje e amanhã.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Maracanã está completando 70 anos e, para comemorar o aniversário, vai realizar uma programação com uma série de atividades hoje e amanhã (dias 19 e 20 de outubro). Hoje, a programação começa às 16h, com a 1ª Maracarrunners (corrida e caminhada) e em seguida haverá o plantio simbólico do Bosque dos 70 anos do campus. Na sexta-feira, as atividades incluem celebração ecumênica, cerimônia de abertura e atividades culturais, apresentação do vídeo institucional, inauguração do Espaço Cultural, almoço comemorativo, apresentação do grupo IFTDANCE e resultado do concurso de poesia.

Sobre o campus

O Campus Maracanã se localiza na Vila Esperança (zona rural de São Luís) e completa 70 anos no dia 20 de outubro de 2017. Inicialmente como Escola Agrotécnica Federal de São Luís – MA, por força do Decreto nº 22.470, de 20 de outubro de 1947, a passou a ser denominado Colégio Agrícola em fevereiro de 1964, voltando à denominação de Escola Agrotécnica Federal de São Luís – MA em setembro de 1979.

Alicerçado no lema “Fazer para aprender e Aprender para fazer”, o campus tem desde sua criação uma relação direta com o setor agropecuário do Estado do Maranhão, em especial na formação de profissionais para as diversas áreas de atuação neste setor.

Em dezembro de 2008, foi criado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA pela Lei nº 11.892, cuja rede se expandiu, totalizando 29 campi distribuídos pelo Estado. A unidade é destaque nesta rede pelo pioneirismo na educação profissional do setor agropecuário e na educação do campo, passando a oferecer também formação de nível superior a partir de 2009. O Maracanã conta com aproximadamente 2 mil alunos matriculados nos cursos de nível técnico e superior.

Quadro funcional – O quadro atual de servidores é composto de 91 professores, sendo 27 doutores, 17 doutorandos, 20 mestres, 7 mestrandos e 20 especialistas; e 88 técnicos administrativos, sendo 8 mestres, 2 doutorandos, 9 mestrandos, 25 especialistas, 23 graduados e os demais são de nível médio.

Cursos – Atualmente, o campus oferece os cursos técnicos em Agroindústria, Agropecuária, Aquicultura, Cozinha e Meio Ambiente; os cursos superiores de Licenciatura em Ciências Agrárias, Tecnologia de Alimentos, Agronomia, Zootecnia e Licenciatura em Educação (habilitações em Ciências Agrárias, Ciências da Natureza e Matemática). Na pós-graduação, duas turmas de Especialização foram concluídas, uma em “Questão Agrária, Agroecologia e Educação do Campo (Residência Agrária)” e outra em “Educação do Campo”. Além desses cursos foi também desenvolvido um curso de Aperfeiçoamento em “Educação Escolar Quilombola”.

0 comentários:

Postar um comentário