segunda-feira, 30 de outubro de 2017
A Prefeitura de São Luís, por meio das Secretarias Municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) e Cultura (Secult), iniciou o Curso de Percussão para população em situação de rua da capital atendida pelos Centros Pop. As oficinas terão duração de dois meses e serão realizadas todas as quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h, na Galeria Trapiche Santo Ângelo. Além deste curso, também será ofertado para o mesmo público o Curso de Desenho Artístico previsto para iniciar em novembro.

A ação visa possibilitar a conexão com a música, o desenho e as artes de modo geral, permitindo também a oportunidade de capacitação, trabalho e geração de renda. "A parceria entre a Secult e Semcas é importante para possibilitar às pessoas em situação de rua o acesso à música e à arte. Nosso principal objetivo, através dessa oficina de percussão, é proporcionar novas oportunidades a este público, acreditando que este pode ser o primeiro passo para uma atividade geradora de renda e a inclusão social", destacou Marlon Botão, secretário municipal de cultura.

A coordenadora do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, da Semcas, Floripes de Maria Santa Cruz, explicou o quê motivou a oferta deste curso aos usuários do serviço. "Os Centros Pop são referências para as pessoas em situação de rua quando procuram um local para o banho, lavagem de roupa e guardar seus pertences, mas, além disso, desenvolvemos um trabalho social de reinserção familiar e no mercado de trabalho, inclusão deles em áreas de qualificação profissional e recâmbio para aqueles que são de outros municípios ou e estados. Na reinserção no mercado de trabalho encontramos algumas barreira, como o uso de substâncias psicoativas, a baixa escolaridade e a baixa qualificação deles. Desta maneira, fizemos a parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, por entender que as políticas públicas estão presentes em todas as áreas do município", disse.
Ainda segundo a coordenadora, a música está presente na vida dos brasileiros de maneira muito forte e não é diferente com as pessoas em situação de rua. "Eles apresentam muitas potencialidades a serem trabalhadas para mudar este quadro e os dar novas perspectivas de vida. O curso de percussão traz novos conhecimentos práticos e teóricos, que irão auxiliar nesse processo de superação, e somar com nosso atendimento social, psicológico, orientador e de encaminhamento para as redes de serviços demandados pelos usuários", completou.

Para Adalvo Cordeiro, participante do curso de percussão, a ação agrega novos conhecimentos. "Estou bem animado com tudo que já aprendi, mesmo na primeira aula. Sempre gostei de música, mas nunca havia tocado nenhum instrumento. Já começo a ter noção das notas, ver a diferença do som que sai em cada uma delas e pretendo voltar para aprender ainda mais".

0 comentários:

Postar um comentário