quarta-feira, 4 de outubro de 2017
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), instalou iluminação e ornamentação especial em prédios públicos em referência ao Outubro Rosa. A ação vai durar todo o mês e faz parte da campanha de prevenção e combate ao câncer de mama.

"Com a iluminação artística em homenagem ao Outubro Rosa, a ideia central é chamar a atenção da população feminina e de todos os cidadãos sobre a luta contra o câncer de mama. A gestão do prefeito Edivaldo prioriza ações que conscientizem a população sobre o cuidado com a saúde em todos os aspectos físicos e sociais", afirma o titular da Semosp, Antonio Araújo.

Pelo menos quatro prédios do patrimônio histórico da capital e que são tombados pela Unesco tiveram instaladas iluminação artística executada por meio da Citelum. O Palácio La Ravardière e o Palácio dos Leões, sedes dos governos Municipal e Estadual, ambos localizados na avenida D. Pedro II, ganharam iluminação especial; a Casa do Maranhão, na Praia Grande, e o recém revitalizado Forte Santo Antônio, na Ponta d´Areia também estão cor- de-rosa.

Além dos monumentos, a fachada do Hospital da Mulher, no Anjo da Guarda, recebeu iluminação alusiva ao Outubro Rosa. A ideia é incentivar as usuárias dos serviços de saúde a realizarem os exames preventivos, já que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura da doença. O projeto de iluminação Outubro Rosa foi executado em prédios que contam com lâmpadas LED RGB que permite a troca da coloração.

O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 para chamar atenção e divulgar históricos de mulheres que enfrentaram a doença. Em 2002, um grupo de mulheres brasileiras tomaram a iniciativa de realizar a campanha no país.

A iluminação do obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi o primeiro a ser iluminado, lançando a campanha no pais. Em 19 de outubro é celebrado o Dia Internacional Contra o Câncer de Mama.

0 comentários:

Postar um comentário