segunda-feira, 23 de outubro de 2017
Além de serem um local onde a população pode fazer o descarte ambientalmente adequado dos resíduos sólidos que não são recolhidos pela coleta diária domiciliar, os sete Ecopontos em funcionamento em São Luís também são um espaço de aprendizagem onde os estudantes da rede pública e privada têm lições de sustentabilidade, reciclagem e cuidado com o meio ambiente. No fim de semana, alunos da Escola Crescimento fizeram uma visita guiada ao Ecoponto Jardim Renascença para uma aula diferente. A recepção dos estudantes faz parte das ações de educação ambiental da Prefeitura de São Luís.

A visita ao Ecoponto Jardim Renascença foi um pedido da Escola Crescimento ao Comitê Gestor de Limpeza Urbana. A escola realiza um projeto pedagógico chamado "Geração Sustentável" no qual os alunos têm lições sobre reciclagem, cuidados com o meio ambiente, descarte adequado dos resíduos sólidos entre outras. O objetivo é despertar nas crianças a consciência ambiental.

Engenheiras ambientais do Comitê Gestor de Limpeza Urbana explicaram aos alunos como funciona um Ecoponto, que tipo de resíduos podem ser descartados lá e qual destinação recebem. "Estamos fortalecendo as ações junto às escolas públicas e privadas porque desde pequenas as crianças vão adquirindo consciência ambiental e se tornarão adultos que tratarão melhor o meio ambiente", informou a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Estrela.

Durante a visita, os estudantes também puderam acompanhar o descarte feito por moradores do entorno que foram ao Ecoponto deixar os resíduos que haviam separado em suas casas. Curiosos, eles também fizeram muitas perguntas. Foi o caso de Davi, de apenas 9 anos. "Eu perguntei o que é feito com o óleo de cozinha que o Ecoponto recebe para saber o que pode ser feito com óleo reciclado. Achei muito legal que dá para fazer sabão e detergente com ele", disse.

Os pais dos alunos também participaram da atividade e ajudaram os filhos a separarem os resíduos de suas casas para fazer o descarte no Ecoponto Jardim Renascença durante a visita. O descarte do óleo de cozinha foi o que mais chamou a atenção dos estudantes que, curiosos, se concentravam no entorno das bombonas para recolhimento do produto, observando atentamente os colegas fazerem o descarte do líquido.

PORTAS ABERTAS
Segundo Carolina Estrela, os Ecopontos de São Luís estão de portas abertas a toda a comunidade escolar. "Qualquer escola que nos procure, querendo fazer uma atividade com seus alunos nos Ecopontos será recebida. Basta agendar a visita. Além disso, temos ido também nas escolas da rede pública de São Luís conversar com os alunos e professores para que todos compreendam como usar os Ecopontos. Esta é uma ação contínua que realizamos", destacou Carolina Estrela.

Na Semana da Criança, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana visitou escolas da rede municipal levando lições de sustentabilidade. Receberam a visita a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Monsenhor Frederico Chaves, no São Francisco, bairro da área do Ecoponto Jardim Renascença; e a U.E.B. Jornalista Neiva Moreira, localizada próxima ao Ecoponto Bequião.

Além disso, estudantes da rede municipal também já visitaram os Ecopontos não apenas para fazer o descarte de material reciclável, mas também para terem uma aula de educação ambiental diferente, conhecendo o processo de funcionamento dos Ecopontos.

SAIBA MAIS

As escolas que quiserem agendar visitas aos Ecopontos podem ligar para a Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana pelo telefone 0800 098 1636.

Onde já tem Ecopontos?
- Ecoponto da Avenida dos Africanos
Avenida dos Africanos, s/nº, Bairro de Fátima, entrada do Parque Amazonas;
- Ecoponto do Angelim
Rua 27, s/nº (antes do Makro, próximo ao Restaurante Chico Noca);
- Ecoponto do Bequimão
Avenida 1, s/nº, Bequimão;
- EcopontoTuru
Travessa G, s/nº, Habitacional Turu;
- Ecoponto Jardim América
Avenida 03, s/nº, Jardim América (Ao lado da União de Moradores)
- Ecoponto Jardim Renascença
Rua Netuno, próximo à Paróquia de São Paulo Apóstolo
-Ecoponto Residencial Esperança
Rua Doutor Ribeiro, s/nº, Residencial Esperança

Qual o horário de funcionamento dos Ecopontos?
De segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.

0 comentários:

Postar um comentário