sábado, 21 de outubro de 2017
A promoção do Turismo no estado ficará mais fortalecida com o Salão de Turismo do Maranhão, no período de 08 a 10 de novembro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, paralelo à segunda edição da Expoindústria – que vai estar acontecendo no Pavilhão de Exposição do Multicenter Sebrae. O evento traz a chancela do Sebrae e tem a correalização do Governo do Estado, por meio da Secretária de Cultura e Turismo (Sectur), e apoio de parceiros institucionais como a Prefeitura Municipal de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur-SLZ), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MA) e Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama) e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

O Salão valorizará os dez polos turísticos do estado – São Luís, Lençóis Maranhenses, Delta das Américas, Chapada das Mesas, Floresta dos Guarás, Cocais, Lagos e Campos Floridos, Munim, Amazônia Maranhense e Serras Guajajara, Timbira e Kanela. O Fórum de Articulação do Polo Turístico e Cultural da Balaiada, criado no dia 25 de março deste ano, também terá um espaço no evento como forma de integrar ao desenvolvimento do turismo estadual a região onde aconteceu a Guerra da Balaiada, no século XIX.

“A ideia do Salão do Turismo é reunir a cadeia produtiva do setor no estado para contribuir com a estruturação dos Polos Turísticos com vistas à sua integração, qualificação, promoção e comercialização, tendo como foco o desenvolvimento dos municípios que os compõem”, explica o diretor técnico do Sebrae estadual, José Morais, coordenador geral do evento.

Tomando para si o papel de realizador e articulador do Salão do Turismo, o Sebrae buscou parcerias para que se inicie uma nova fase na promoção turística estado, firmando com o Governo do Maranhão a correalização do evento por meio da Sectur. “Queremos dar a nossa contribuição como instituição de fomento e ajudar o poder público e a iniciativa privada a impulsionar nossos destinos ao passo que, também, apoiamos o fortalecimento dos pequenos negócios do setor”, aponta o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

O Salão de Turismo do Maranhão se propõe em sua essência a sensibilizar o público para a importância do setor, uma indústria mundial extremamente rentável, com faturamento anual de U$ 1,2 trilhão – há 15 anos, era de U$ 450 bilhões. “O turismo é responsável atualmente por empregar 10% dos trabalhadores nas 52 áreas que compõem o setor no mundo. No Brasil, são 8,5 milhões de pessoas empregadas nesta vasta cadeia produtiva e a tendência é de crescimento da oferta de trabalho, à medida que os esforços conjuntos aconteçam para enrobustecer o setor”, acredita Martins.

Estrutura do Salão

Como parte da estrutura do evento a ser montada no Centro de Convenções, o Salão contará com espaços específicos destinados à Mostra Maranhão, com painéis representativos dos Polos; reuniões técnicas para discutir a integração dos destinos estaduais; espaços de comercialização para as agências de viagens; Mostra de Artesanato; Turismo de Experiência, com áreas referentes à praia, religiosidade, Centro Histórico e gastronômica, onde serão apresentados os Sabores do Maranhão, com pratos típicos da culinária de cada Polo (no espaço também haverá comercialização).

Na programação de conhecimento, oficinas, cursos, seminários e palestras com enfoque na gastronomia, atendimento ao cliente, economia criativa, impacto da tecnologia e inovação no mercado turístico, destinos inteligentes, Online Travel Agencies (OTA’s), dentre outras temáticas voltadas ao desenvolvimento da atividade turística no Maranhão, sendo realizadas pelo Sebrae e parceiros institucionais.

“Acreditamos nesse esforço conjunto quando aceitamos o desafio que nos foi lançado pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae estadual, Edilson Baldez. Trabalhamos há duas décadas com o turismo no estado e temos experiências exitosas que nos credenciaram para este momento e para estar na posição de articulador de um evento que nasce com um papel e importância estratégica para o desenvolvimento do estado”, reforça coordenador o diretor técnico do Sebrae no Maranhão e coordenador do evento, José Morais.

Serviço

O quê: Salão de Turismo do Maranhão

Quando: de 08 a 10 de novembro

Onde: Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, Cohafuma – São Luís.

Realização: Sebrae e Governo do Estado (Sectur)

Parceiros institucionais: Setur São Luís, ABIH-MA, Sehama e Fiema.

0 comentários:

Postar um comentário