quinta-feira, 26 de outubro de 2017
A promoção do Turismo no estado ficará mais fortalecida com o Salão de Turismo do Maranhão, no período de 08 a 10 de novembro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, paralelo à segunda edição da Expoindústria – que vai estar acontecendo no Pavilhão de Exposição do Multicenter Sebrae. O evento traz a chancela do Governo do Estado, por meio da secretária de Cultura e Turismo (Sectur) e Sebrae. Tem a correalização da Prefeitura Municipal de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur-SLZ), e apoio de parceiros institucionais como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MA) e Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama) e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). 

O Salão valorizará os dez polos turísticos do estado – São Luís, Lençóis Maranhenses, Delta das Américas, Chapada das Mesas, Floresta dos Guarás, Cocais, Lagos e Campos Floridos, Munim, Amazônia Maranhense e Serras Guajajara, Timbira e Kanela. O Fórum de Articulação do Polo Turístico e Cultural da Balaiada, criado no dia 25 de março deste ano, também terá um espaço no evento como forma de integrar ao desenvolvimento do turismo estadual a região onde aconteceu a Guerra da Balaiada, no século XIX.

“A ideia do Salão do Turismo é integrar, qualificar, promover e comercializar os Polos Turísticos, tendo como foco o desenvolvimento dos municípios que compõe o Estado”, explica o Secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino.   

O Salão de Turismo do Maranhão se propõe em sua essência a sensibilizar o público para a importância do setor, uma indústria mundial extremamente rentável, com faturamento anual de U$ 1,2 trilhão – há 15 anos, era de U$ 450 bilhões. “O turismo é responsável atualmente por empregar 10% dos trabalhadores nas 52 áreas que compõem o setor no mundo. No Brasil, são 8,5 milhões de pessoas empregadas nesta vasta cadeia produtiva e a tendência é de crescimento da oferta de trabalho, à medida que os esforços conjuntos aconteçam para enrobustecer o setor”, aponta o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins. 

Estrutura do Salão

Como parte da estrutura do evento a ser montada no Centro de Convenções, o Salão contará com espaços específicos destinados à Mostra Maranhão, com painéis representativos dos Polos; reuniões técnicas para discutir a integração dos destinos estaduais; espaços de comercialização para as agências de viagens; Mostra de Artesanato; Turismo de Experiência, com áreas referentes à praia, religiosidade, Centro Histórico e gastronômica, onde serão apresentados os Sabores do Maranhão, com pratos típicos da culinária de cada Polo (no espaço também haverá comercialização).

Na programação de conhecimento, oficinas, cursos, seminários e palestras com enfoque na gastronomia, atendimento ao cliente, economia criativa, impacto da tecnologia e inovação no mercado turístico, destinos inteligentes, Online Travel Agencies (OTA’s), dentre outras temáticas voltadas ao desenvolvimento da atividade turística no Maranhão, sendo realizadas pelo Governo do Estado, Sebrae e parceiros institucionais.

Serviço

O quê: Salão de Turismo do Maranhão
Quando: de 08 a 10 de novembro
Onde: Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, Cohafuma – São Luís.
Realização: Sebrae e Governo do Estado (Sectur)
Parceiros institucionais: Setur São Luís, ABIH-MA, Sehama e Fiema.

0 comentários:

Postar um comentário