quinta-feira, 19 de outubro de 2017

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Estado do Maranhão (SEMA) realizou, dia 18 de Outubro, a III Reunião de Mobilização para formação do Conselho Consultivo do Parque Estadual Marinho (PEM) do Parcel de Manuel Luís. Não ocasião, estavam presentes representantes da sociedade civil organizada, setor privado, setor público e comunidade em geral.

No decorrer do evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer sobre a criação do PEM, além das ações que estão em andamento na perspectiva de sua gestão participativa.

De acordo com a Superintendente de Biodiversidade e áreas Protegidas da SEMA, Janaina Dantas, o evento foi organizado para levar conhecimento tanto sobre o histórico da criação da unidade, como também a sua importância, além de destacar o papel do conselheiro. “A ideia é termos um conselho participativo com pessoas que tenham interesse em participar e trabalhar conosco para tenhamos uma gestão realmente efetiva”, explicou ela.

Segundo Shirley Leão, Supervisora de Estudos e Projetos Aplicados da SEMA, a reunião foi muito proveitosa, e “até o final deste ano, já será possível definir o Conselho de Unidades de Conservação e a atual gestão da Secretaria de Meio Ambiente não está medindo esforços para realizar este ato e obter o plano de manejo do Parque Estadual do Marinho do Parcel de Manuel Luís”.

Sobre o Parque

O Parque Estadual Marinho do Parcel Manuel Luís, é uma Unidade de Conservação Estadual pertencente ao grupo de Proteção Integral dos Sistemas Nacional e Estadual de Unidades de Conservação de Natureza (SNUC E SEUC), criado em 1991 através de um Decreto Estadual, sendo originalmente gerido pela SEMA.

Constitui-se em Formação bioconstruídas afastadas da costa do Brasil. Marcou por muito tempo o limite norte de distribuição dos corais no país, ocorrendo na região quase todas as espécies formadoras de recifes registradas na costa nordeste brasileira. A área sustenta um conjunto de espécies raras ou criticamente em perigo, como peixes mero, a garoupa mármore, a cromis púrpura, as tartarugas de pente e as tartarugas verdes, e espécies endêmicas, como o coral de fogo. Sua importância internacional, fazendo parte de um seleto conjunto de ambientes produtivos e de maior diversidade biológicas do mundo.

0 comentários:

Postar um comentário