segunda-feira, 9 de outubro de 2017
Governo do MA e Prefeitura de SL investem na cultura e em artistas da região.


O fazer cultural, com sua recorrência, se tornou hábito cotidiano em São Luís. Ao todo, o governo do Estado e a Prefeitura de São Luís passaram a fazer uso de uma cesta de atrações culturais variadas e com sabores de todos os gostos que tem alimentado grande parcela de artistas, fazedores e consumidores culturais que até então viviam a margem das programações oficiais. São mestres, músicos, dançarinos, instrumentistas, iluminadores, montadores de palco, técnicos de som e uma infinidade de outros profissionais que passaram a vender suas produções e mão de obra a um Estado carente desse fazer cultural que, desde o primeiro dia do governo Flávio Dino, passou a fazer parte das programações locais.

O mais bem sucedido é o projeto Mais Cultura e Turismo, implementado pela Secretaria de Cultura e Turismo do Estado, que agora se tornou permanente, e deu dinamicidade ao movimento turístico cultural de São Luís. Em quase 30 cidades por onde passou, apresentou artistas consagrados e anônimos, do grande público e de turistas, e mostrou que o Maranhão tem belezas naturais, paisagísticas e arquitetura colonial, e também possui uma cultura rica, autêntica e que até bem pouco tempo era desconhecida do grande público, mas que a partir então passaram a desfrutar e vivenciar dos ritmos, indo das danças, recitais e espetáculos teatrais, como o aclamadíssimo espetáculo Pão com Ovo, que tem rodado o Estado, levando a produção teatral local e o jeito de ser do maranhense.

Ainda o projeto Mais Cultura e Turismo que tão bem foi acolhido pela comunidade maranhense chega ao seu terceiro ano, mais refinado, com oportunidade para outros segmentos da cultura popular, com espetáculos que vão do tambor de crioula às quartas-feiras na Praça da Faustina, às quintas-feiras acontece o Reggae na Praça do mesmo nome e às sextas, o Bumba meu boi, na Casa do Maranhão, e a louvação musicada ao pôr do sol, direto do cantinho do Palácio dos Leões, em pleno no Centro Histórico da capital. Aos sábados, acontecem os espetáculos infantis na APA do Itapiracó e aos domingos os shows de voz e violão no Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, atraindo os ludovicenses e turistas, com música de qualidade, muito swing, alegria e espetáculos, numa atmosfera única na Ilha do Amor.

Somando-se a estes espetáculos, que a cada dia tem dado uma nova dinâmica à cidade, a Prefeitura da capital, por intermédio das Secretárias de Turismo e de Agricultura, colocaram em prática outros espetáculos na Praça. A Setur com muita maestria faz o Reviva, que são espetáculos de Reggae, Sarau e Serenata Histórica que percorrem as ruas da Praia Grande, fazendo a alegria da massa regueira e de saudosistas que passaram a conhecer um pouco mais da capital com muita música de época e poesia, atraindo uma infinidade de pessoas e a cada edição deixa sempre um gostinho de quero mais.

Agora o xodó da capital hoje se chama Feirinha da Cidade, sob a chancela da Secretaria Municipal de Agricultura, que acontece aos domingos na Praça Benedito Leite e tem despertado atenção das pessoas de todas as classes e turistas, que aproveitam o espaço para fazer compras e degustar o melhor da culinária local, também artesãos confeccionam suas peças e comercializam ali mesmo; a comunidade rural da ilha vende suas produções e tudo isso regado a uma programação cultural única, num espaço que carecia ser revivido, um bom lugar para encontrar e reencontrar amigos para um bom papo, regado a costumes e muitas tradições.

Com esses espetáculos e ocupação de espaços públicos que estavam ociosos há tempos, ganha o turismo, a comunidade, e um grande contingente de pessoas que passaram a vender suas produções e o mais importante ganha a cidade, com educação cultural, pois as pessoas passaram a vivenciar a cena urbana com espetáculos e monumentos, valorizando o seu próprio patrimônio e seus artistas, e isso não acontecia antes por falta de conhecimento, sem grande intervenção do Estado para preservação desse acervo que é da humanidade.

0 comentários:

Postar um comentário