segunda-feira, 20 de novembro de 2017
O festival segue até sábado no teatro da Escola Modelo, a partir das 13h

O teatro Alcione Nazaré lotou na noite de ontem,19, para a abertura do XXI Festival Maranhense de Teatro Estudantil (Femate), realizado pelo Governo do Maranhão por meio das secretarias de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e da Educação (Seduc) e do Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem). Este ano, o festival traz o tema “A escola sob as luzes da Ribalta”. Após a solenidade de abertura, a Cia Cambalhotas brindou os presentes com o espetáculo “Os Saltimbancos”.

Nesta edição, o Femate conta com a participação de 31 escolas de São Luís, São José de Ribamar, Alcântara, Imperatriz, Alto Alegre do Pindaré, Rosário, Buriticupu e Miranda do Norte. No total, serão encenados 33 espetáculos, sendo 16 deles do ensino fundamental e 17 do ensino médio. As apresentações acontecerão no palco do teatro da Escola Modelo, a partir das 13h30, no período de 20 a 25 de novembro.

A secretária adjunta de cultura da Sectur, Vanessa Leite, destacou que o Femate, ao longo dos seus 21 anos, já se consolidou como referência para o fortalecimento das artes cênicas no Maranhão. “O Festival carrega uma grande importância cultural e educacional para nossas crianças e adolescentes, pois os incentiva a procurar cada vez mais conhecer a arte”, afirmou.

O secretário adjunto de projetos especiais da Seduc, Ismael Cardoso, frisou a importância de inserir a arte na rotina educacional das escolas. “A inserção das artes na rotina das escolas é de muita importância para o desenvolvimento educacional. A partir dessas iniciativas, despertamos a curiosidade, o senso crítico e muitas outras habilidades indispensáveis”, concluiu.

Para o diretor do Centro de Artes Cênicas do Maranhão, Josimael Caldas, é imensa a importância de se realizar um festival como esse, pois ele une vários municípios do Maranhão em prol da arte. “É essa a mágica do Femate, o união de tantos talentos, e de tantas pessoas em função da arte”, disse.

A cerimônia premiação das escolas vencedoras acontecerá na terça-feira, 28. O Festival concederá certificados aos alunos participantes, premiando os melhores trabalhos com o troféu “Cosme Júnior”, nome dado em homenagem ao consagrado ator e professor de teatro maranhense, Cosme de Carvalho Junior (1953 – 1990), além de bolsas de estudo para o Curso Técnico em Arte Dramática, do Cacem.

0 comentários:

Postar um comentário