quinta-feira, 30 de novembro de 2017
O Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias, ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai realizar, nos dois primeiros finais de semana de dezembro, cirurgias de catarata em 240 pessoas das Unidades Regionais de Saúde (URSs) de Caxias, Timon e São João dos Patos, totalizando 26 municípios assistidos. As 120 primeiras cirurgias acontecem neste sábado (2) e domingo (3). A outra parte dos pacientes será operada nos dias 9 e 10.

A triagem para participar da ação já aconteceu e os pacientes passam pelos exames pré-operatórios. “Alguns desses pacientes já fizeram a cirurgia de um olho e retornam para fazer do outro. Outros vieram encaminhados da rede municipal de saúde. Alguns vieram através do mutirão de glaucoma que fizemos há algumas semanas”, informou diretor geral Hospital Regional de Caxias, Jefferson Franklin Almada Coutinho.

O diretor geral explica que as cirurgias integram uma série de outras ações que estão fortalecendo a assistência à saúde ocular da população, absorvendo parte da demanda oftalmológica do município e do entorno. Uma estratégia para atender a necessidade de cirurgias eletivas. 

Para a gestora da Unidade Regional de Saúde de Caxias, Alzira Cavalcante, a ação facilita o acesso a consultas, exames e cirurgias. “O Governo do Estado, através das cirurgias de catarata, está atendendo aos anseios da população, especial a mais idosa, que é quem tem a necessidade desse tipo de cirurgia, além de promover a reabilitação visual desses pacientes”, afirmou.

O Governo do Estado realizou mutirões oftalmológicos na região durante o ano. O mutirão do glaucoma, por exemplo, realizado de 16 a 19 de novembro, resultou em 1.161 atendimentos nos sete municípios da região de saúde de Caxias. “Nossa avaliação é muito boa. Nossas equipes estão de parabéns. Temos mobilizado a população para estes atendimentos, o que resultou em numa grande procura”, ressaltou Alzira Cavalcante. 

Com o agendamento da cirurgia, José Alves de Sousa, de 62 anos, planeja recuperar sua qualidade de vida e autonomia. Morador de Caxias, ele recebeu o diagnóstico da doença em uma consulta na cidade de Teresina (PI) em 2015, de lá para cá, a visão só foi piorando. “Já estou com muita ‘carne’ no olho direito. Já vejo só o vulto. Para colocar uma linha na agulha tenho que pedir ajuda para a mulher e a cabeça fica doendo. Acho bom fazer a operação e ficar enxergando melhor. É muita dificuldade”, comentou.

Hospital Macrorregional 

Com o atendimento especializado e humanizado, o Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, inaugurado pelo governador Flávio Dino em janeiro de 2016, tem 116 leitos de internação, 26 deles de clínica médica, 26 de clínica pediátrica, 26 de clínica ortopédica, 26 de clínica cirúrgica e 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Estão disponíveis atendimento médico-hospitalar em cirurgia geral, clínica médica, neurologia, ortopedia, cardiologia, urologia, cirurgia plástica (reconstrutiva), proctologia, bucomaxilo e gastroenterologia.

0 comentários:

Postar um comentário